Vice-Governador Geraldo Júnior destaca avanços da Bahia na redução da violência durante evento internacional de Segurança Pública

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior participou, nesta quinta-feira (30), do II Fórum Internacional de Ciências Policiais, em Salvador, ocasião em que foram apresentados os resultados e avanços da política de segurança estadual. O evento é dedicado às demandas científicas e inovações em técnicas e tecnologias produzidas por agentes de segurança pública e segue até amanhã (31), reunindo especialistas nacionais e internacionais.
“Na Bahia, segurança pública se faz com inovação e tecnologia, mas também com foco em ações sociais. Por isso, o governo criou o programa Bahia Pela Paz, que reúne diversos órgãos institucionais em parceria com a sociedade civil em prol de uma cultura de paz. Além disso, oficializamos recentemente a adesão a dois programas nacionais coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: o Projeto Nacional de Câmeras Corporais e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força. Essas iniciativas reforçam a parceria entre os governos federal e estadual na construção de políticas de segurança que priorizam a transparência, a valorização da vida e o fortalecimento da cultura da paz”, destacou Geraldo Júnior.
Ao lado do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o vice-governador também ressaltou os dados positivos obtidos no Estado da Bahia, destacando a queda de 10,2% nas mortes violentas intencionais (MVI) em 2025. Outro ponto enfatizado foi o sucesso da política de reconhecimento facial, que já permitiu mais de 4.000 capturas, sendo cerca de 1.600 somente em 2025, superando o total do ano anterior.
Geraldo Júnior encerrou sua participação destacando que os avanços alcançados refletem o compromisso do governo Jerônimo Rodrigues em promover segurança com eficiência, tecnologia e proximidade com a população baiana.
