Vice-governador Geraldo Júnior participa da 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participou nesta segunda-feira (15), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da abertura da 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, realizada em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI), reuniu mais de 500 delegados eleitos em 84 conferências municipais e territoriais realizadas em todo o estado.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência segue até esta terça-feira (16), reunindo representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e lideranças comunitárias para debater propostas e construir diretrizes que fortaleçam as políticas públicas voltadas à população idosa.
Durante sua participação, o vice-governador destacou o compromisso do Governo da Bahia em ampliar as ações de proteção, saúde e cidadania para a pessoa idosa. “A Bahia é um estado que valoriza a experiência e a contribuição dos seus idosos. Nosso governo atua para garantir direitos, promover dignidade e construir um futuro em que o envelhecimento seja sinônimo de qualidade de vida”, afirmou Geraldo Júnior.
Entre as iniciativas em andamento citadas por Geraldo Júnior, estão os serviços do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI) que atende 30 mil idosos, programas de apoio aos cuidadores familiares, a realização de eventos como a Feira Saúde Mais Perto, com 1 milhão de atendimento em mais de 100 municípios, além do fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa como espaço de diálogo e formulação de políticas públicas.
“A 6ª COESDIPI também consolida a articulação com os municípios baianos e reforça a integração com as políticas nacionais do Governo Lula de atenção à pessoa idosa, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, completou o vice-governador.
Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Sesab a estabelecer cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento afim de fortalecer as ações do estado voltadas às pessoas idosas com demência. Jeronimo também autorizou a Sesab a adotar as providências para aquisição de um novo aparelho de prevenção à osteoporose para o CREASI.
Ao final do encontro, as propostas aprovadas servirão de subsídio para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, garantindo que a voz da Bahia esteja representada na construção de uma agenda nacional que valorize o envelhecimento digno, ativo e inclusivo.