Vilas-Boas reforça preocupação sobre reabertura do comércio e chama a atenção de lojistas

 Vilas-Boas reforça preocupação sobre reabertura do comércio e chama a atenção de lojistas

A reabertura dos shoppings centers e de lojas grandes do comércio de rua em Salvador ligou o alerta da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), chefiada pelo médico Fábio Vilas-Boas.

Em entrevista ao bahia.ba nesta terça-feira (28), ele disse que tem “zero chances de ficar tranquilo”, porque a retomada das atividades econômicas pode gerar uma onda de crescimento no número de infectados pelo coronavírus, que provoca a Covid-19.

“Zero chances de descanso, zero chances de ficar tranquilo. Só muito trabalho, muita preocupação, ainda mais agora que o comércio começou a abrir e a gente tem que garantir que não volte a ter uma aceleração de crescimento [do número de casos]. Nós estamos trabalhando 24 horas, a equipe estressada e muito preocupada sobre como vai caminhar a Bahia ao longo dos próximos dias”, afirmou.

O secretário pediu cautela dos lojistas e da população. “Essas aglomerações nos preocupam. Nós precisamos ter um pouco mais de ação dos lojistas e um pouco mais de compreensão por parte da população, para evitar essa ansiedade inicial de querer ir às compras de qualquer jeito”, disse.

Vilas-Boas comentou ainda sobre o processo de produção e distribuição de uma imunização coletiva.  “As vacinas estão sendo desenvolvidas e produzidas simultaneamente. Mesmo sem o resultado dos estudos, as vacinas já estão em produção. Se o estudo der errado, a vacina vai para o lixo, mas como há grande chance de darem certo, elas já estão em produção, de modo que no começo do próximo ano elas deverão estar disponíveis para o hemisfério Sul. Essas vacinas devem estar disponíveis ainda em 2020 para o hemisfério Norte, mas a quantidade de pessoas a serem vacinadas é muito maior do que a capacidade de produzir ao longo dos meses. E aí nós vamos ficar para o final de março-abril”, explicou.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading