Visita ao Museu em São Francisco do Conde fortalece identidade cultural e promove educação antirracista

Estudantes e educadores da Escola Municipal Julieta Ribeiro Porciúncula, em São Francisco do Conde, participaram nesta quinta-feira (22) de uma visita ao Museu Mário Augusto Teixeira de Freitas, situado no próprio município. A atividade foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SEDUC) e de Cultura e Turismo (SECULT).
Durante a visita, o grupo participou de uma sessão de contação de histórias voltada à valorização da cultura local e ao fortalecimento de vínculos com a história afro-brasileira. A ação integra políticas de ações afirmativas que promovem o aprendizado significativo, reconhecendo o repertório cultural das crianças e reforçando a aplicação da Lei 10.639, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
A experiência foi celebrada por pais e responsáveis. Jackson de Jesus, pai da aluna Nallu Sophia, do 4º ano, destacou a importância da iniciativa: “Foi uma experiência incrível e muito enriquecedora! Abordaram temas como autoconhecimento, aceitação e valorização da nossa identidade, do nosso cabelo, da nossa pele… Tudo com leveza e carinho. Descobrir que o local conhecido como ‘IBGE’ abriga um museu tão especial foi uma grata surpresa. Saí de lá com gratidão e muito aprendizado.”