Vitório esclarece empréstimos, desmonta fake news e defende investimentos da Bahia

 Vitório esclarece empréstimos, desmonta fake news e defende investimentos da Bahia

O secretário estadual da Fazenda, Manuel Vitório, veio a público para explicar como funcionam os empréstimos realizados pelo Governo da Bahia e rebater as fake news disseminadas pela oposição sobre o tema. O titular da Secretaria da Fazenda da Bahia destacou que o Estado precisa investir de forma responsável em infraestrutura para ampliar a competitividade, atrair novos empreendimentos — inclusive de alta tecnologia e ambientalmente sustentáveis — e, ao mesmo tempo, qualificar os serviços públicos oferecidos à população.

Vitório chamou atenção para uma confusão recorrente que alimenta a desinformação: investimento não é sinônimo de empréstimo. “O valor investido não é exatamente igual ao valor de tomada de empréstimo”, explicou. Segundo ele, a aprovação de uma operação de crédito não significa dinheiro imediato em caixa, mas apenas uma autorização para o governo negociar com instituições financeiras taxas, prazos e condições, processo que leva tempo até a contratação efetiva.

Para esclarecer os números, o secretário detalhou que a Bahia já investiu cerca de R$ 20,2 bilhões, enquanto as operações de crédito somaram R$ 5,4 bilhões, sendo o restante financiado majoritariamente com recursos próprios do Estado. Em 2025, a Bahia superou São Paulo e liderou o ranking nacional de investimentos estaduais, de acordo com dados do Siconfi/Tesouro Nacional divulgados pelo governo.

Vitório também lembrou que, durante o governo Rui Costa, havia pouco espaço para novas operações de crédito, mas, ainda assim, a Bahia se destacou como o segundo estado que mais investiu no país com recursos próprios. Segundo ele, esse esforço ocorreu em um período marcado pela queda acentuada dos repasses federais ao estado durante a gestão do então presidente Jair Bolsonaro.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.