Volta às aulas representa risco para 9,3 milhões de adultos, sendo 570 mil só na Bahia, alerta Fiocruz

 Volta às aulas representa risco para 9,3 milhões de adultos, sendo 570 mil só na Bahia, alerta Fiocruz

Alguns estados já estão liberando que as escolas e faculdades voltem a funcionar, mas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota, nesta quarta-feira (22/7), dizendo que a volta às aulas pode representar um perigo a mais para cerca de 9,3 milhões de brasileiros. Apenas na Bahia, seriam 570 mil pessoas em perigo.

O órgão considerou os idosos ou maiores de 18 anos com problemas crônicos de saúde, que pertencem a grupos de risco da Covid-19, e vivem na mesma casa que crianças e adolescentes em idade escolar (entre 3 e 17 anos). A análise foi feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) da Fiocruz.

Os pesquisadores analisaram os dados da população no grupo de risco e, em seguida, cruzou os dados para verificar quantos deles residem em domicílio com pelo menos um menor entre 3 e 17 anos. O resultado do estudo trouxe números preocupantes: quase 3,9 milhões de adultos que têm diabetes, doença do coração ou doença do pulmão moram com um estudante, somada a quase 5,4 milhões de idosos que divem a casa com crianças em idade colegial. Alunos de faculdade, que costumam ser maiores de 18 anos, não foram considerados na pesquisa.

“O problema é que, se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus Sars-CoV-2 para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à Covid-19, representando uma brecha perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora”, explica o comunicado do órgão.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading