Voluntário de vacina experimental da Covid-19 desenvolve doença misteriosa e testes são pausados

 Voluntário de vacina experimental da Covid-19 desenvolve doença misteriosa e testes são pausados

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu uma nota nesta quarta-feira (9/9) informando que está revisando, com urgência, a possibilidade de a AstraZeneca reiniciar os testes de sua vacina experimental contra o novo coronavírus após o surgimento de uma doença inexplicada em um dos participantes dos testes.

O diretor de licenciamento da MHRA, Siu Ping Lam, alegou que a instituição está trabalhando com o Centro de Vacinas de Oxford para revisar os dados de segurança, de acordo com o protocolo do estudo. “Estamos revisando com os pesquisadores para determinar se o ensaio pode reiniciar o mais rápido possível”, afirmou ele. “A segurança dos participantes em qualquer ensaio clínico é uma prioridade”, acrescentou.

Apesar de os testes terem sido suspensos na terça-feira (8/9) devido ao surgimento da doença misteriosa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, em uma nota divulgada também nesta quarta-feira, que está satisfeita em ver os desenvolvedores da vacina da Oxford e AstraZeneca se certificando de que os ensaios clínicos têm integridade científica.

“A segurança é o principal foco dos ensaios clínicos para se encontrar uma vacina. Quando um participante tem uma doença potencialmente inexplicada, que pode ou não estar ligada à vacina em teste, a prática rigorosa é investigar. Suspensões temporárias de ensaios clínicos de vacinas não são incomuns quando há uma avaliação”, informou a OMS.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading