Workshop qualifica profissionais de saúde de Lauro de Freitas para implementação do PlanificaSUS

 Workshop qualifica profissionais de saúde de Lauro de Freitas para implementação do PlanificaSUS

Profissionais da Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) participam, até esta quarta-feira (4) das oficinas, orientações, trabalhos em grupos, estudos dirigidos e dramatizações do Workshop para a implementação do PlanificaSUS. A capacitação, realizada na Unime, tem o objetivo de qualificar médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, gerentes e recepcionistas para melhor integração entre os serviços da atenção básica (AB) e a atenção especializada (AE), como propõe a planificação.

O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro explica que o Planifica SUS é uma metodologia proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), orientada pela equipe técnica do Hospital Israelita Albert Einstein e profissionais da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Mais de 400 profissionais devem passar pelas quatro salas do Workshop sob o acompanhamento de seis tutores e dez facilitadores do quadro de profissionais da Atenção Básica do município.

“Essas oficinas tem como objetivo treinar os servidores de saúde para organizar melhor o processo de trabalho, voltado para a linha de cuidado ao paciente e, assim, poder ofertar um serviço do SUS com mais qualidade”, destacou Cafezeiro.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, as capacitações para a implementação do PlanificaSUS iniciaram em julho e serão finalizadas em dezembro de 2020, com duração aproximada de 18 meses e será certificado pelo Hospital Albert Einstein.

“Esse processo de qualificação resultará na melhor organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo como foco de atuação as doenças cardiovasculares, principal causa de morbimortalidade no estado da Bahia”, disse ressaltando ainda que o Planifica SUS é um processo de educação permanente que envolverá oficinas teóricas e tutoriais, monitoramento e avaliação e identificação de indicadores, com vistas a remodelar gestões de saúde pública para que sejam mais eficientes e resolutivas à população.

Em Lauro de Freitas, seis Unidades de Saúde da Família estão como Unidades Laboratório onde a planificação será testada e após isso expandida a toda rede municipal. “O projeto de Planificação da Saúde possibilitará estabelecer um método de organização da rede a partir das ofertas da Atenção Básica, chegando à Média Complexidade. Esta metodologia possibilitará a padronização de processos de trabalho, estabelecimento de fluxos assistenciais e qualificação das ofertas assistenciais aos usuários do SUS”, explicou Namour.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

ASCOM/PMLF

02/09/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading