Disputa ao Planalto já tem 11 pré-candidatos oficiais; conheça

 Disputa ao Planalto já tem 11 pré-candidatos oficiais; conheça

A lista de pré-candidatos à Presidência chegou a 11 nomes nesta quinta-feira (8), com o lançamento oficial das candidaturas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Para especialistas consultados pelo jornal Estado de S. Paulo, o cenário é de incerteza. A principal causa da instabilidade é a possível participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa, fator que pode fragmentar as candidaturas da esquerda.

Até o momento, há confirmação da candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB). O PSOL lança no sábado (10) o nome de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Mais ao centro, há a ex-ministra Marina Silva (Rede) – oficializada como pré-candidata em dezembro.

No centro-direita, vão disputar Maia e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Há ainda a possibilidade de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), entre na corrida, assim como o senador Álvaro Dias (Podemos).

O deputado Jair Bolsonaro, recém-filiado ao PSL, se lançou na quarta como candidato,representando uma plataforma de direito. Com ele, há o empresário João Amoêdo, lançado pelo Novo em novembro.

ESQUERDA

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Mesmo condenado, ex-presidente se apresenta como nome do partido para disputar mais um mandato

Manuela D’Ávila (PCdoB)

Partido lançou em novembro a pré-candidatura da deputada estadual gaúcha; é a primeira vez desde a redemocratização que a sigla apresenta um nome

Guilherme Boulos (PSOL)

O coordenador do MTST se filiou nesta semana à legenda e sua pré-candidatura será oficializada em conferência amanhã

Ciro Gomes (PDT)

Partido lançou ontem em Brasília a pré-candidatura do ex-governador do Ceará e ex-ministro

CENTRO

Álvaro Dias (Podemos)

Senador anunciou a pré-candidatura à Presidência da República em novembro, durante evento do Podemos no Rio

Fernando Collor (PTC)

Em janeiro, senador anunciou que é pré-candidato à Presidência e se apresentou como nome “progressista e liberal”

Geraldo Alckmin (PSDB)

Com a desistência do prefeito Arthur Virgílio de disputar prévias, governador de São Paulo é o único pré-candidato tucano ao Planalto

Marina Silva (Rede)

Partido lançou em dezembro a ex-ministra como pré-candidata à Presidência da República

João Amoêdo (Novo)

Partido anunciou em novembro o nome do empresário para a disputa; Ex-banqueiro, Amoêdo é um dos fundadores da legenda

Rodrigo Maia (DEM)

Partido lançou ontem o nome do presidente da Câmara dos Deputados na disputa ao Planalto; presidente nacional do DEM, ACM Neto disse que Maia “não será candidato do governo”

Jair Bolsonaro (PSL)

Recém-filiado ao partido, o deputado fluminense afirmou que “a bancada da bala, chamada assim de forma jocosa, vai se transformar na bancada da metralhadora”

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.