Ação de empregabilidade facilita acesso a serviços de intermediação de mão de obra e cursos de qualificação em Lauro de Freitas

 Ação de empregabilidade facilita acesso a serviços de intermediação de mão de obra e cursos de qualificação em Lauro de Freitas

A realização de uma ação itinerante de empregabilidade do SineBahia Móvel, junto ao Caminhão das Profissões do Instituto Mix, movimentou o estacionamento do Parque Shopping Bahia, neste sábado (6), em Lauro de Freitas. Munícipes tiveram a oportunidade de acessar serviços para a intermediação de vagas de emprego, inscrição para cursos de qualificação e atendimentos de saúde e beleza.

Quem esteve no evento pôde aproveitar serviços gratuitos do SineBahia, como cadastro de trabalhadores, orientação para emissão de carteira de trabalho digital, confecção de currículos, atendimento psicológico para orientação profissional e outros. No Caminhão das Profissões, o Instituto Mix ofereceu atendimento de farmácia, massoterapia, corte de cabelo, oficina de confeitaria e orientações profissionais.

Beatriz Pereira foi uma das participantes da ação que fez o cadastro de trabalhadores no SineBahia. “Eu vi o anúncio desse evento em um grupo no WhatsApp e me programei para vir deixar o meu currículo, para poder disputar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. O Sine sempre divulga vagas e como eu vi que estava aqui no município aproveitei”, disse a jovem de 19 anos que concluiu o ensino médio no ano passado.

O evento de empregabilidade foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o Instituto Mix de Profissões, com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho Esporte e Lazer (Setrel) de Lauro de Freitas. Para a prefeita Moema Gramacho, que prestigiou a ação, a relação do município com o Estado fortalece um ambiente favorável na geração de emprego e renda.

“Essa grande parceria com o Estado, de trazer a disponibilidade do cadastramento para a qualificação profissional, vagas de emprego e demais orientações, amplia as possibilidades de empregabilidade no município. Em breve teremos um Sine Modelo constituído aqui dentro do Shopping, que vai melhorar o atendimento para a intermediação de mão de obra dos nossos munícipes e divulgação de postos de trabalho”, anunciou a prefeita.

Uilson de Souza, titular Municipal da Setrel, reforçou que o Sine fará parte de uma política pública de trabalho. “Além do Sine Modelo, temos outras ações em curso, como a transformação da Casa do Trabalhador em equipamento de qualificação profissional, a reinauguração do Centro Público de Economia Solidária, a criação do Espaço Colaborar, das ações do Programa Cidade Solidária Sustentável e outros”

Para Kadine Santos, coordenadora de Intermediação para o Trabalho e Seguro Desemprego do SineBahia, a ação de empregabilidade em Lauro de Freitas oportuniza ainda mais o crescimento local. “Trazemos esses serviços para tentar inserir pessoas no mercado de trabalho, somando a outras ações de qualificação. O município tem uma geração alta de emprego e percebemos que precisamos inserir mais a população local”, ressaltou.

*CAGED – Lauro de Freitas*

Em abril deste ano, Lauro de Freitas ocupou a 1ª posição no ranking de empregos formais gerados na Bahia, de acordo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os bons resultados se mantiveram: o município fechou o primeiro semestre de 2021 com um saldo positivo de 3.400 postos de trabalhos, além de repetir o sucesso na abertura do segundo semestre.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading