Ação ‘Hiperdia’ leva pacientes hipertensos e diabéticos à USF Caji/Vida Nova, em Lauro de Freitas

 Ação ‘Hiperdia’ leva pacientes hipertensos e diabéticos à USF Caji/Vida Nova, em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu, nesta terça-feira (28), o ‘Hiperdia’, que é uma ação de saúde abrangente, focada no atendimento dedicado a hipertensos e diabéticos. A iniciativa realizada na USF Caji/Vida Nova nesta manhã buscou instruir e auxiliar os pacientes através de uma série de serviços, incluindo atendimento clínico especializado, teste de sensibilidade para o pé diabético, avaliação nutricional e teste de risco para doenças cardiovasculares.

Os pacientes participaram de palestras informativas, onde foram abordados temas relevantes para a saúde, além de reforçar a importância em realizar os procedimentos preventivos. A gerente da unidade, Sueli Bacelar, falou sobre a ação. “Hoje é considerado o dia D voltado para pacientes com diabetes e hipertensão. E por essa razão, estamos realizando atividades aqui na unidade como palestras, aferição de pressão, glicemia, atendimento médico e também o teste de sensibilidade”, explicou Sueli. 

Jorge Sales, assistente social da USF, reforçou a importância da ação e convida os munícipes a realizarem os testes. “Essa ação é importante, porque a gente trabalha com a prevenção. Como alerta, sugiro que os munícipes procurem a unidade de saúde mais próxima para realizar testes e exames. Em uma das palestras teremos a nutricionista, que vai desmistificar o consumo das frutas para esse público, também atendimento do pé diabético, a importância do chá nesse processo”, contou o profissional.

A médica Dra. Monique Santa Rosa endossou a fala do colega de equipe. “Esse trabalho de prevenção serve e é necessário para rastrear as complicações o mais rápido possível para que elas não aconteçam. Além disso, informar ao paciente como deve ser tratado, que é com alimentação, exercícios físicos. Precisamos fazer o controle das doenças metabólicas. Então toda prevenção é importante para o próprio paciente”, frisou. 

 

Cosme Miranda, de 55 anos, precisou buscar uma unidade de saúde após sentir mal-estar. Ao ser atendido, viu que sua pressão estava oscilando. Sabendo da ação, Cosme não perdeu a oportunidade e participou da ação. “Tomei um susto há um mês, mas graças a Deus estou tendo acompanhamento. Então, para mim está tranquilo vir aqui, ouvir o que preciso ouvir, para que eu continue me cuidando ainda mais”, garantiu o paciente. 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading