Ação no Hospital Municipal Jorge Novis atende pacientes regulados para detectar glaucoma

 Ação no Hospital Municipal Jorge Novis atende pacientes regulados para detectar glaucoma

Mais de 100 pessoas foram atendidas durante a ação de sensibilização para a prevenção do glaucoma, realizada no Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN) e em clínicas conveniadas no último sábado (25) – Dia de Combate ao Glaucoma. Nas unidades, os pacientes regulados realizaram exames para diagnóstico da doença. De acordo com o coordenador da Central de Regulação, Alan Reis, os que apresentaram alterações seguirão com tratamento.

Reis explica que o glaucoma é uma doença crônica, por vezes assintomática, que pode levar à perda da visão se não tratada adequadamente. “A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, que só aparece na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nos objetos e perde a visão periférica. O paciente continua enxergando bem o que está à frente, mas não vê o que está na lateral”, disse.

O grupo de risco para o glaucoma são pessoas com mais de 40 anos, com histórico familiar da doença, diabéticos, afrodescendentes e com pressão intraocular elevada. Esses grupos devem se submeter a um exame oftalmológico anualmente, mesmo que estejam enxergando bem. Alan destaca que todos os exames para detectar o glaucoma são feitos regularmente no ambulatório oftalmológico do Jorge Novis e em clínicas conveniadas.

AÇÃO ESPECIAL

O atendimento especial aos sábados no Jorge Novis acontece sempre que há uma demanda maior na Central da Regulação ou quando a secretaria identifica uma necessidade extra em alguma localidade. No início deste mês, por exemplo, a equipe se deslocou até o Quingoma, onde mais de 150 pessoas receberam atendimento.

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

29/05/2019

Tel.: 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading