Ações do CTA/SAE na Parada Gay de Lauro de Freitas alertaram para a prevenção

 Ações do CTA/SAE na Parada Gay de Lauro de Freitas alertaram para a prevenção

O Centro de Aconselhamento e Testagem e o Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Lauro de Freitas distribuiu durante a 13ª Parada Cultural LGBT do município, no domingo (24), 8.700 preservativos, masculino e feminino, e realizou 224 testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C. No balanço da ação divulgada nesta quarta-feira (27), um exame reagiu positivo para sífilis.

De acordo com o coordenador do CTA, Jean Santos, durante toda a tarde do domingo, o órgão localizado na Avenida Bispo Renato Cunha, percurso da festa, permaneceu aberto. Além dos preservativos e testes, foram distribuídos mais de dois mil sachês de gel lubrificante. “O foco principal da iniciativa é chamar a atenção da população para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e divulgar nossos serviços que são referência para o estado. O CTA recebe pessoas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h”, disse. 

Para o coordenador do programa municipal IST/HIV/AIDS, Franklin Silva, o evento torna-se uma oportunidade para conscientizar a população para os cuidados sobre as infecções. “As pessoas que vivem com HIV conquistaram uma melhor qualidade de vida, através do avanço da medicina, o que não impede de contrair doenças oportunistas, levando, em alguns casos, ao óbito. A população de jovens gays apresenta uma maior vulnerabilidade e crescimento no número de casos, por isso a necessidade de ações educativas alertando para as formas de transmissão e a prática do sexo seguro, com o uso de preservativos”, alertou. 

Além do CTA/SAE, o projeto Fique Sabendo Jovem estacionou seu trailer próximo ao circuito da folia e realizou testes rápidos para ISTs através do fluído oral e distribuiu mais de 700 preservativos masculinos. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e pela primeira vez esteve em uma cidade da Região Metropolitana. O projeto utiliza um ônibus equipado com consultórios e uma sala de coleta, realiza testes e distribui insumos. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading