Ações estratégicas levam a redução de casos de sífilis em Lauro de Freitas

 Ações estratégicas levam a redução de casos de sífilis em Lauro de Freitas

Lauro de Freitas reduziu o número de casos notificados de sífilis de 149 diagnosticados em 2018 para 97 no mesmo período de 2019.  A doença, que é causada por uma bactéria transmitida por meio da relação sexual desprotegida, tem cura e o tratamento é disponibilizado em todas as unidades de saúde do município e no Centro de Testagem e Aconselhamento- Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE). 

O coordenador do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Franklin Silva, explica que durante todo ano ações como distribuição de preservativos, orientações e testes rápidos são realizados no município. 

 Ele aproveita para fazer um alerta sobre a doença, principalmente para as gestantes. “A infecção pode provocar inúmeras sequelas no bebê, como doenças cardíacas e neurológicas. Por isso é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal. Se o resultado do teste da gestante der positivo, ela já começa a tomar os medicamentos prescritos pelo médico e será acompanhada mês a mês. É importante também que o parceiro inicie o tratamento, só assim é possível evitar a transmissão da doença”, explica.

De acordo com superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, outras ações que justificam os índices positivos foram desenvolvidas  nas Unidades de Saúde da Família como as ‘Salas de Espera’ com foco na prevenção através do uso dos preservativos nas relações sexuais. “Nas unidades realizamos o diagnóstico precoce através dos testes rápidos. O tratamento com antibióticos que é a penicilina benzatina (benzetacil) – até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença – é realizado nas USF”, destacou Namour. 

Teste Rápido

Ao contrário do exame sorológico, que demora até dois dias para obter resposta, o teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. O exame é feito em todas as USF e no CTA/SAE e é capaz de detectar também a presença do vírus HIV e das hepatites B e C.

Para fazer o exame, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em um kit (uma plaqueta) junto com o reagente. Nos casos em que o resultado para sífilis é positivo na primeira amostra, o paciente é direcionado para realizar um exame sorológico. Assim como todas as unidades de saúde do município, o ambulatório disponibiliza também o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes.

Para fazer o teste rápido, não é necessário agendamento prévio. Basta ir ao CTA/SAE localizado na Avenida Renato Cunha, no Centro, e apresentar a Carteira de Identidade. O exame é sigiloso e pode ser feito diariamente, das 8h às 14h.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading