Aplicativo “Vai Dar Praia” está disponível para Android e IOS; saiba mais

 Aplicativo “Vai Dar Praia” está disponível para Android e IOS; saiba mais

Para a população que costuma frequentar a praia nas horas vagas e nos fins de semana, está disponível o aplicativo “Vai Dar Praia”. O software lançado em 2018 foi criado e desenvolvido por técnicos do Inema, com o objetivo de possibilitar a verificação semanal sobre a balneabilidade (análise das praias próprias ou impróprias para banho) de 119 praias baianas monitoradas semanalmente em 29 municípios do estado. O aplicativo é gratuito e está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android e IOS .

Além da balneabilidade, o usuário também poderá identificar os dias de medição e o local da coleta, imagem da praia, previsão diária do tempo, tábua das marés, velocidade e direção dos ventos, temperatura e umidade do ar, índice UV e as fases da lua. Para ter acesso a essas informações, basta baixar o aplicativo e acessar o serviço de busca pelo nome da praia desejada.

Criado também com o objetivo de dar mais conforto ao cidadão, o aplicativo ainda permite que o usuário localize, automaticamente (via GPS), as cinco praias mais próximas e suas respectivas condições de banho, selecionando manualmente aquelas que deseja mais informações. Disponibilizamos também a opção de Rotas – onde o usuário poderá escolher o melhor trajeto para chegar à praia escolhida -, e a pesquisa das praias por comando de voz.

Para completar, o software ainda foi desenvolvido com uma interface simples, intuitiva e fácil de usar, com comandos objetivos e um sistema de armazenamento de informações que gera mais economia de dados de internet e de espaço no aparelho.

*O que é Balneabilidade?*

Balneabilidade pode ser entendida como qualidade requerida das águas destinadas à recreação de contato primário, onde se considera o risco do contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui-aquático, entre outros, havendo possibilidade de ingerir quantidade significativa de água. A análise na Bahia é feita pelo laboratório do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped) e a metodologia atende as especificações da Resolução Nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina os limites máximos aceitáveis para uma praia ser considerada balneável – segura para o banho.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading