Aproximação entre Cacá Leão e Neto tensiona PP a romper com o governo Rui

 Aproximação entre Cacá Leão e Neto tensiona PP a romper com o governo Rui

A aproximação do deputado federal Cacá Leão (PP) com o prefeito de Salvador, ACM Neto – possível candidato do DEM ao Governo do Estado em 2018 –, tem gerado insatisfação dos aliados de Rui Costa (PT), que tentará a reeleição.

Além dos aspirantes à composição da chapa, como a senadora Lídice da Mata (PSB), políticos mais próximos ao petista observam com desconfiança o chamado “jogo duplo”. Embora o presidente pepista na Bahia, o vice-governador João Leão – que é pai do parlamentar –, assegure que não há possibilidade de o partido romper com Rui, a pressão é grande sobre o filho.

Deputados ouvidos pelo Jornal da Metrópole garantem que o clima é de tensão e outros até defendem que o melhor é não ter a legenda progressista na coligação majoritária. Além do “namoro” com o prefeito, Cacá foi escolhido pelo presidente Michel Temer (PMDB) como relator do Orçamento da União na Câmara. Para piorar, todos os seus demais colegas de Legislativo – Mário Negromonte Júnior, Roberto Britto e até mesmo o aspirante ao Senado Ronaldo Carletto – têm votado sistematicamente em favor de todas as reformas elaboradas pelo Planalto, que são combatidas veementemente por siglas aliadas do governador, como o PT e o PCdoB.

Narrativa de traição

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PSL) por enquanto é o único a falar publicamente sobre o assunto, o qual considera como “narrativa de traição”. O principal indício foi um evento em Itaberaba, na Chapada, em que, apesar de estar no mesmo palanque que Rui, Cacá não fez qualquer menção ao chefe do Executivo em seu discurso.

“Foi um ato político. Todos os deputados do lado carlista dizem que Cacá está fechado e eu nunca vi um desmentido dele com clareza. Depois do que eu vi no palanque, achei que as fofocas são verdadeiras”, especulou Nilo.

Do lado de lá

Mais recentemente, em 15 de dezembro último, durante a inauguração do Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, o deputado não compareceu. O Jornal da Metrópole apurou que, enquanto Rui e Leão pai trocavam afagos no sudoeste, Leão filho estava em reunião a portas fechadas na Câmara Municipal de Salvador com o presidente da Casa, Leo Prates (DEM), que tentará uma cadeira na AL-BA no próximo ano, e o próprio ACM Neto.

“Ele sempre foi do lado de lá. Só não assume de vez porque Leão está com a gente. E, pragmaticamente, o melhor caminho do PP na Bahia é conosco. Quem vai suportar o desgaste de Temer? Não vale a pena. Mas, se Neto quiser levar, será até bom para o nosso grupo, porque vai abrir espaço”, sentenciou um dos principais aliados de Rui em conversa com a reportagem.

Desde o início do recesso na Câmara dos Deputados, no último dia 20 de dezembro, o Jornal da Metrópole tenta contato com Cacá Leão, mas o seu telefone pessoal tem estado reiteradamente desligado.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading