outubro 24, 2020

970×90

Brasil entra em tendência de queda nas mortes por coronavírus pela 1ª vez

Brasil entra em tendência de queda nas mortes por coronavírus pela 1ª vez

Pela primeira vez na pandemia, o Brasil apresentou uma tendência de queda no número de mortes em razão do novo coronavírus: com média móvel de 819 óbitos, houve uma redução de 17% em relação a duas semanas atrás.

Desde 12 de agosto, a média móvel está abaixo de mil e, desde o dia 28, abaixo de 900. Variações de até 15% são consideradas, pelos especialistas, tendência de estabilidade. A partir de uma redução de 16% é considerada queda.

A média foi calculada a partir do boletim da noite de sábado (5) do consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde. O Brasil contabilizou nas últimas 24 horas 646 mortes, elevando para 126.230 o número de vidas perdidas para o Sars-CoV-2. Também foram registrados 33.420 novos casos de Covid-19. Assim, o país soma 4.121.203 de infectados pelo novo coronavírus.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Por outro lado, a média móvel de casos foi de 39.177 com variação de +3%.

O país tem três estados com tendência de alta nas mortes por Covid-19: Amazonas, Ceará e Tocantins. Há outros em estabilidade: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo. Em queda estão os outros 13 estados, mais o Distrito Federal.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde