Brecha na Lei da Ficha Limpa pode beneficiar Lula na eleição de 2018

 Brecha na Lei da Ficha Limpa pode beneficiar Lula na eleição de 2018

Se for condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, o ex-presidente Lula (PT) pode recorrer a cortes superiores para garantir sua candidatura na eleição do próximo ano.

A Lei da Ficha Limpa impede que candidatos condenados por órgão colegiados (formados por grupos) sejam candidatos, mas, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, um de seus artigos deixa uma abertura.

Ele estabelece que os tribunais superiores, a pedido dos réus, podem suspender a inelegibilidade de postulantes já condenados na Justiça. Seria uma espécie de liminar concedida em meio à campanha.

Lula foi condenado no último dia 12 pelo juiz federal Sergio Moro a 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem e recorre em liberdade. O caso irá para a segunda instância, o TRF-4, com sede em Porto Alegre.

Se o TRF ratificar a decisão de Moro, o ex-presidente ficaria barrado na eleição de 2018. Especialistas afirmam, no entanto, que o artigo, o 26-C, foi adicionado na Lei 64/1990 para evitar que uma decisão ainda passível de modificações produzisse um dano irreversível a um candidato, ao excluí-lo da eleição.

Bahia.ba

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading