Caixa vai liberar FGTS de trabalhador demitido por motivo de ‘força maior’

 Caixa vai liberar FGTS de trabalhador demitido por motivo de ‘força maior’

A Caixa Econômica Federal vai permitir a retirada do saldo em casos de demissão por motivo de “força maior”. Anteriormente, até o dia 29 de abril, o banco só permitia acesso aos recursos da conta por essa justificativa após decisão da Justiça do Trabalho.

Segundo o banco, a partir de agora, o saque das contas FGTS pode ser realizado pelos trabalhos com a apresentação da identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

De acordo com o artigo 502 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no momento em que uma empresa é fechada por força maior, os funcionários poderiam ser demitidos com essa justificativa. O instrumento precisa ser ratificado pela Justiça do Trabalho e, se for reconhecido, a multa sobre o saldo FGTS cai de 40 para 20%.

A demissão por ‘força maior’ é prevista por lei e, devido a pandemia do novo coronavírus, tem sido aplicada cada vez com mais frequência. Ao jornal Extra, advogados especializados em direito trabalhista, a CLT prevê este tipo de medida em casos bastante específicos. Devido a alta demanda, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, elaborou uma nova portaria para os saques do FGTS sejam autorizados sem que haja necessidade de comprovação do motivo da demissão.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading