Caminhada A Cor da Cidade marca Novembro Negro em Lauro de Freitas

 Caminhada A Cor da Cidade marca Novembro Negro em Lauro de Freitas

Ao som dos tambores do afro Bankoma, ativistas do movimento negro de Lauro de Freitas tomaram as ruas da Itinga em protesto contra o racismo, genocídio da juventude negra, machismo, feminicídio e homofobia durante a 14ª Caminhada A Cor da Cidade. O evento promovido pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Suppir) da prefeitura, em parceria com os grupos Posse de Conscientização e Expressão (PCE) e Família LF, faz parte da programação do Novembro Negro. A ação também comemorou o dia municipal do Hip Hop com a tradicional Batalha do Caranga no Largo do Caranguejo.

Em cima do trio elétrico, os grupos Comando Negro, Fúria Consciente, Família Tríplice, Zidane e Kaos MC comandaram pockets shows com rimas que retratam o cotidiano das periferias. Para o superintendente da Suppir Paulo Aquino, além de denunciar o racismo que, de acordo com ele, ainda resiste na sociedade brasileira, a caminhada também é um momento em que os talentos da comunidade podem expor sua arte. “Estamos aqui lutando por políticas afirmativas e inclusão mas, também, apresentando o talento dessa juventude”, disse.

Enquanto a multidão acompanhava a batida do Hip Hop, os artistas Sid e Rave deixavam impresso nos muros os traços do grafite com o retrato da realidade das ruas. O “crew” como é chamado um grupo de grafiteiros, coloriu os muros com mensagens de conscientização e luta. “Não podemos deixar velado o sofrimento do povo, expressando toda a opressão que os menos favorecidos vivem”, disse o apreciador da arte Hugo Lima. Para Kaos MC, representante do movimento Família LF, “a cultura do Hip Hop tira a juventude das ruas ocupando o tempo com arte e educação”, disse.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a Batalha do Caranga. O evento reúne MC’s de Lauro de Freitas e outras cidades da RMS para duelos com as palavras. “Nós nos reunimos uma vez por semana aqui no Largo do Caranguejo com microfones abertos para quem quiser chegar e dar seu recado. Essa edição do Batalha também comemora o Dia Municipal do Hip Hop.”, explicou Kaos.

A programação do Novembro Negro em Lauro de Freitas – cidade que conta com 75,4% da sua população de origem afrodescendente – se estenderá ao longo do mês. Dia 26, às 16h, no Cine Teatro, acontecerá a Agitação Cultural do Novembro Negro 2018 com o circuito poesia crioula, circuito afro-cênico, exposição aborígene, lançamento de material em cordel sobre a consciência negra em Lauro de Freitas e palestras (povos e comunidades tradicionais; e o significado da consciência negra). E no dia 30, às 08h, no Campo do Quingoma, Feirão de Saúde da População Negra e Oficina Pedagógica sobre Educação Quilombola.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

23/11/2018

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading