Caminhada no Tarumã alerta sobre câncer de mama e lança campanha do Novembro Azul

 Caminhada no Tarumã alerta sobre câncer de mama e lança campanha do Novembro Azul

Educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes de saúde e outros profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do Tarumã, localizada na Itinga, saíram às ruas nesta terça-feira (29), acompanhados de assistidos do Núcleo de Atendimento a Pessoa Idosa da unidade para chamar atenção da população sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama, e abrir a Campanha Novembro Azul que tem foco na saúde masculina com atenção no câncer de próstata.

De acordo com o gerente da USF, Adeny Sena em apenas três meses de funcionamento a unidade já realizou mais de sete mil atendimentos em seus sete consultórios. “Neste mês de outubro nós demos ênfase a saúde feminina realizando palestras sobre câncer de mama e colo do útero enquanto as pacientes aguardavam atendimento”. A Unidade também funciona como posto descentralizado de regulação onde foram marcadas mais de 200 mamografias neste mês e realizadas na USF mais de 50 ultrassons mamárias.

Vestidos de rosa e azul, cores alusivas às campanhas, os participantes da caminhada batiam de porta em porta para entregar panfletos explicativos. Para o morador da região há mais de 40 anos, João Assis, a ação reforça a importância dos cuidados com a saúde. “Eu esse ano ainda não fiz meus exames, e essa iniciativa me lembrou que devo me cuidar, é o que vou fazer”, disse recebendo um material explicativo.

A USF do Tarumã possui sala de curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite e farmácia. A unidade conta com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal e uma equipe com 13 agentes comunitários, além de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). As equipes especializadas atendem gestantes com consulta pré-natal, puericultura, hipertensos, diabéticos, idosos, crianças, adolescentes, planejamento familiar, acompanhamento da tuberculose e hanseníase.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

ASCOM/PMLF

29/10/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading