Caminhada Outubro Rosa reúne mulheres em Itinga

 Caminhada Outubro Rosa reúne mulheres em Itinga

A “Caminhada Outubro Rosa”, iniciativa do Complexo de Saúde, animou a manhã desta sexta-feira (26), em Itinga. Músicas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama embalou as dezenas de mulheres que percorreram do Largo do Caranguejo até o Complexo. O grupo Amor Viver (HIPERDIA) das Unidades de Saúde da Família (USF) e a Clínica do Idoso participaram da ação que marca mais uma das atividades voltada à campanha do mês em Lauro de Freitas.

Entre a animação dos grupos de senhoras e demais mulheres, a equipe do Complexo de Saúde passou orientações de como fazer o autoexame. “A prevenção do câncer deve ser feita durante todo o ano e isso vale também para os homens. Além das ações preventivas ao câncer da mama e útero, também realizamos aqui teste rápido de DST’s”, enfatizou Maria Gabriela Nuno, coordenadora do Complexo, local onde se encontra o mamógrafo municipal.

Participando pela terceira vez da “Caminhada Outubro Rosa”, Lauriana Lima, 71, está com os exames da mama em dia. “Faço parte do grupo de idosas. Lá a gente dança, faz exercícios, é uma maravilha. Estou com essa idade, mas não deixo de participar das campanhas” disse a senhora do grupo HIPERDIA. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Itinga II atende ao grupo com acompanhamento de assistentes sociais, psicólogas, educadora física, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

A Saúde de Lauro de Freitas oferece serviços de prevenção à mulher como consulta com mastologista, ultrassonografia, punção de nódulos mamários e pequenas intervenções cirúrgicas. Na campanha do Outubro Rosa, o município recebeu a unidade móvel do Hospital da Mulher, que atendeu um total de 692 mulheres com exames preventivos ginecológicos e mamografias. Para o Novembro Azul, mês de campanha para o homem, o Complexo de Saúde prevê ações com urologistas e realização de exames PSA.

Jornalista Laerte Santana

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

26/10/2018

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading