Carnaval deveria ter sido cancelado, diz Draúzio Varella
O médico Drauzio Varela acredita que o Carnaval facilitou o contágio do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Em live feita pelo jornal Folha de São Paulo, o especialista defendeu que a festa deveria ter sido cancelada.
“A Espanha está do lado da Itália [epicentro do coronavírus na Europa] e, quando a Itália decretou o isolamento para a população, os espanhóis fizeram aquela Marcha Para as Mulheres, com 200 mil mulheres no centro de Madri. Como admitiram aquilo? Como nós fizemos o Carnaval? Certamente o vírus se disseminou ali naqueles encontros de grande quantidade de gente”, disse.
O primeiro caso confirmado no Brasil foi justamente no último dia da folia, em 26 de fevereiro, em São Paulo. Drauzio também se colocou como um dos que minimizaram o potencial da doença.
O especialista acredita que a pandemia pode trazer um caos ao sistema de sáude. “Quem sofrer um infarto vai pra onde? Quem sofrer um AVC vai para onde? Quem quebrar a perna no degrau de casa ou quem sofreu uma queda no banheiro, para onde vão essas pessoas? Sistema em colapso significa nenhuma vaga para ninguém”, alertou.