Casa do Trabalhador Itinerante encaminha para emprego e capacita profissionais no Parque São Paulo
Em mais uma ação no bairro de Itinga, o Projeto Casa do Trabalhador Itinerante atendeu na localidade de Parque São Paulo-Itinga, nesta terça-feira (20), mais de 100 pessoas para cadastro de currículo, intermediação e encaminhamento de mão de obra, e inscrição em programas da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL). Informações sobre cursos de capacitação disponibilizados pela Casa do Trabalhador também foram passadas.
Só neste ano, o Projeto Itinerante realizou cinco ações nos bairros de Portão, Areia Branca e Itinga, como destaca Armando Libório, coordenador da Casa do Trabalhador. “Esta é a sexta vez que levamos nossos serviços para os bairros. Apesar de termos um local fixo, percebemos a dificuldade das pessoas se deslocarem para o Centro. Também é uma forma de motivarmos cidadãos para fazer capacitações e assim estarem mais preparados para seleção de emprego”, afirmou.
A Casa do Trabalhador de Lauro de Freitas funciona atualmente no Ginásio Municipal de Esporte, no Centro, enquanto a sede aguarda finalização do processo de licitação para obras que vão adequar o espaço para receber o SineBahia. O programa de intermediação de mão deve alavancar a geração de trabalho e renda no município.
No Parque São Paulo, moradores aproveitaram a oportunidade de encaminhamento para vagas de operador de telemarketing, ajudante de cozinha, atendente de lanchonete, vendedor interno e externo. Tânia Célia Costa, moradora do bairro de Jambeiro, aprovou a ação. “Sou formada em serviço social e vim conferir se tinha alguma vaga para a minha área”, disse Tânia após receber orientações.
Cursos
A Casa do Trabalhador abriu turmas para o curso de nivelamento da língua portuguesa. A formação é realizada todas as segundas-feiras. Para participar basta comparecer a sede, no Ginásio de Esportes, e responder a um questionário socioeducacional. A partir do dia 1º de setembro, a Casa vai abrir inscrições para os cursos de camareira e atendente de alimentos e bebidas.
Pesquisa aponta mercado
Para disponibilizar cursos de capacitação com maior demanda, a Casa do Trabalhador fez um levantamento mercadológico de áreas que mais empregam na cidade. De acordo com Helenaide Santana, pedagoga responsável pelo programa de cursos, atualmente, o ramo de vendas é o que mais cresce. “Após análise, abrimos formações para empreendedor de vendas e estamos com uma turma de 82 pessoas sendo preparadas para serem colaboradoras de shopping center”.
Helenaide aponta que as capacitações visam a chegada do Parque Shopping Bahia, na Estrada do Coco, e o Costa do Joanes, em Buraquinho, que juntos irão gerar cerca de 4 mil vagas de empregos, além de outros pequenos empreendimentos. Segundo ela, Lauro de Freitas vai se tornar daqui a um ano o maior polo empregador da região.
Para a pedagoga, o ajuste da mão de obra é fundamental. Além dos cursos em execução e os previstos, a Casa do Trabalhador já realizou capacitações para operador de telemarketing, auxiliar de RH e jurídico, magarefe, baiana de acarajé, entre outros.
Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
20/08/2019
71 3288 8371