Centro de Triagem exclusivo para Covid 19 já atendeu mais de 700 pacientes com síndromes gripais  

 Centro de Triagem exclusivo para Covid 19 já atendeu mais de 700 pacientes com síndromes gripais   

O Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PA) – Centro de Triagem para Covid19 em funcionamento desde o dia 15 de abril, já atendeu 729 pacientes até esta quarta-feira (13). Em média, são 30 pessoas que passam pela unidade diariamente para serem avaliadas pela equipe médica especializada na triagem de sintomáticos para síndromes gripais ou casos suspeitos de coronavírus.

O PA, que funciona sobre esquema de plantão 24h, realizou neste período 311 testes rápidos para detectar covid-19 dos quais 18 foram positivos para a doença e 293 negativos. A unidade realizou também 88 coletas de secreções nasais e orais e enviou para Laboratório Central da Bahia (Lacen – Ba) para a realização do RT – PCR que diagnostica o coronavírus através da carga genética do vírus.

A secretária de Saúde Maria Isabel Andrade destaca que os casos que exigem atenção especial são encaminhados para os hospitais e assim que recebem alta passam a ser monitorados em casa, via telefone, por profissionais da Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC).

“A equipe do CCC é multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos que realizam, dentre suas atividades, o acompanhamento desses pacientes até a alta médica”, disse.

Os casos diagnosticados com síndrome gripal (gripes) ou respiratórias que não exigem hospitalização, podem receber medicação no PA Santo Amaro dependendo da necessidade de cada paciente. Já os pacientes positivos para a Covid-19 considerados leves, são orientados a manter o isolamento social em suas residências e entram no monitoramento do CCC.

O PA possui quatro consultórios, sala de inalação, sala de coleta, sala de hidratação, sala de isolamento e sala vermelha, e está equipado com sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados. Todos os leitos possuem suporte de oxigênio sendo três para ventilação mecânica invasiva. Neste período foram regulados 14 pacientes para hospitais do estado.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading