Comunidade quilombola é beneficiada com 220 quilos de sementes

 Comunidade quilombola é beneficiada com 220 quilos de sementes

A comunidade Quilombola Rio dos Macacos, localizada próximo a Lauro de Freitas, foi beneficiada com a entrega de 220 quilos de sementes de milho e feijão, como parte das ações do Programa Semeando, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf).

O programa torna acessível aos agricultores familiares material propagativo de qualidade reconhecida (sementes e mudas), priorizando os métodos de base agroecológica. Na safra inverno, que vai até o fim de agosto, a previsão é que sejam entregues um total de 710 mil quilos de sementes de milho e feijão.

Segundo o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, o público prioritário do programa é formado pelos pequenos agricultores, incluindo quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais, principalmente aquelas famílias assistidas pelo Garantia-Safra.

“A seleção das famílias é feita por uma comissão municipal, composta por prefeitura, sindicatos, cooperativas e associações. Cada família recebe 10 quilos de sementes (cinco de feijão e cinco de milho). São atendidas especialmente as famílias que mais precisam”, explica o superintendente.

Na comunidade Rio dos Macacos, foram distribuídos 110 quilos de sementes de milho e 110 de feijão de corda. “O objetivo é aumentar a produtividade e a produção, gerando emprego, renda e inclusão social dos agricultores familiares”, destaca Marcelo Matos.

Renda familiar

De acordo com a quilombola Olinda de Souza Oliveira, as sementes vão beneficiar 85 famílias que vivem na comunidade. “Vamos aproveitar a chegada da chuva, preparar o solo e iniciar o plantio. Uma ação que vai nos ajudar a colocar o alimento em nossas mesas e, acima de tudo, complementar a renda familiar”.

A atividade teve a participação do coordenador de Produção Agrícola da SUAF/SDR, Gustavo de Azevedo Pinheiro, representando o superintendente Marcelo Matos, do coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Ronaldo Rodrigues Souza Silva, de representantes da Comissão Municipal de Simões Filho e da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos.

Programa Semeando

A ação tem como objetivo disponibilizar, de forma regular, sementes para agricultores familiares, priorizando comunidades e povos tradicionais, atendendo quilombolas, indígenas e fundo e fecho de pasto. Participam da iniciativa as famílias que possuem renda inferior a 1,5 salário mínimo e até cinco hectares. Para essa safra de inverno 2016 estão sendo atendidas 4.982 famílias quilombolas, 1.431 indígenas e 564 de fundo e fecho de pasto.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading