Debate sobre empoderamento feminino por meio do empreendedorismo abre a Expo Mulher em Lauro de Freitas

 Debate sobre empoderamento feminino por meio do empreendedorismo abre a Expo Mulher em Lauro de Freitas

O debate em torno de ações e projetos voltados ao empreendedorismo feminino, ferramenta importante para o empoderamento das mulheres, dominou a cerimônia de abertura da primeira Expo Mulher de Lauro de Freitas, realizada nesta terça-feira (9), no auditório da Faculdade UNIME. O evento é promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora de Lauro de Freitas e de Camaçari e segue até quinta-feira (11) no município.

Na abertura do evento, a coordenadora geral da Câmara da Mulher Empreendedora de Lauro de Freitas, Ana Paula Dórea, lembrou avanços experimentados nos últimos anos, a exemplo da Lei do Empreendedorismo Feminino, aprovada pela Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas em janeiro deste ano. A coordenadora também conclamou as mulheres para que se unam em prol do fortalecimento do empreendedorismo feminino no município e região.

“Com esta lei aprovada deixamos um legado em Lauro de Freitas, agora cabe a cada coração empresarial que está aqui levar todo este trabalho adiante, sempre unidas e certas do que queremos e podemos fazer. Vamos estar sempre juntas, capacitando vocês, treinando e inspirando cada uma, para que também trabalhem pelo empreendedorismo feminino, independe de credo, cor, classe social ou orientação política, porque juntas somos e somamos”, ressaltou Ana Paula.

Responsável pela criação da primeira secretaria municipal do Brasil voltada ao desenvolvimento de políticas para as mulheres e pelo Centro de Referência Lélia Gonzalez, que acolhe mulheres vítimas de violência, a prefeita Moema Gramacho ressaltou a necessidade da luta diária pela garantia de que cada vez mais mulheres ocupem espaços de poder e desenvolvam ações empreendedoras.

“Muitas vezes o que faz com que as mulheres que são vítimas de violência se submetam ao agressor é a dependência econômica, daí a importância de desenvolvermos ações para capacitar e empoderar estas mulheres, utilizando inclusive ferramentas tecnológicos que temos à nossa disposição, para que elas possam se libertar. Nesse processo, a questão econômica tem um papel importantíssimo”, declarou a prefeita.

Além de integrantes da Câmara da Mulher Empreendedora dos dois municípios, a Expo Mulher 2021 reuniu mulheres que atuam em áreas do empreendedorismo e da política, com representações da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, do Sicomércio de Camaçari, entre outros, além de representantes de secretarias municipais e do executivo municipal, a exemplo da secretária municipal de turismo de Camaçari, Cristiane Bacelar.

Para a secretária municipal de Turismo de Camaçari, uma das palestrantes deste primeiro dia da Expo Mulher, o evento mostrou a unidade entre Lauro de Freitas e Camaçari, que comemoram o dia do empreendedorismo feminino na mesma data. Cristiane Bacelar também considerou fundamental a união dos dois municípios, para servirem como multiplicadores do discurso que reforça a importância do empreendedorismo, para que as mulheres sejam donas de seus próprios destinos.

“Minha palestra reafirma a necessidade de mulheres empresárias nos espaços de poder e decisão, como a política, construindo projetos de lei e indicações que modifiquem a vida da mulher de forma efetiva, saindo do campo da teoria e partindo para a prática, porque só assim teremos equidade e mudaremos a realidade de nosso país. Trouxe para o evento toda a minha vivência nos espaços que consegui galgar mesmo com todas as dificuldades que uma mulher tem, por ser mãe, dona de casa e empresária”, declarou a secretária.

*Programação*

Nesta quarta (10) e quinta (11), a Expo Mulher 2021 de Lauro de Freitas realiza, a partir das 9h, no Ginásio Municipal de Esportes, no Centro da cidade, a Feira do Empreendedorismo Feminino, para comercialização de produtos produzidos por mulheres, que serão expostos em barracas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL). Além disso, as mulheres terão acesso a oficinas e palestras.

*A programação completa da Expo Mulher 2021 pode ser conferida no link:* https://laurodefreitas.ba.gov.br/painel/assets/uploads/c6946-programacaoexpomulher.pdf.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading