Dia D municipal da campanha de vacinação contra H1N1 foi um sucesso

 Dia D municipal da campanha de vacinação contra H1N1 foi um sucesso

Nem o tempo chuvoso deste sábado (26) fez com que idosos, crianças e gestantes deixassem de se imunizar no Dia D Municipal de vacinação contra o a gripe H1N1, H3N2 e Influenza – outras variações do vírus. A mobilização atraiu centenas de pessoas aos postos volantes que percorreram as ruas do município e os postos fixos montados em escolas e supermercados para se proteger contra a doença.

A poucos dias do término da campanha nacional, previsto para o dia 1º de junho, a dona de casa Rita Coelho, 72 anos, elogiou a iniciativa. Para ela os postos montados em locais estratégicos, com fluxo intenso de pessoas, facilitam o acesso à vacinação. “O dia-a-dia é muito corrido, às vezes falta tempo ou acabamos nos esquecendo e deixando a imunização para depois. Hoje eu vim fazer compras e vi as enfermeiras aqui, consegui me vacinar”, contou ela.

Em dias úteis, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas (asma, diabetes) ou com imunossupressão podem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua casa para se vacinar. “Apesar de não ser uma doença letal na maioria dos casos, os grupos prioritários são mais suscetíveis a complicações. Caso sejam infectados, o vírus pode abrir espaço para condições sérias, como uma pneumonia, e até mesmo matar”, alerta o secretário de Saúde, Erasmo Moura.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em Lauro de Freitas mais de 70% dos componentes dos grupos alvo foram vacinados até o momento. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% de imunização o que garante a redução do vírus em circulação na população em geral.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading