Dia do Idoso: Prefeitura destaca ações e serviços para a terceira idade de Lauro de Freitas

 Dia do Idoso: Prefeitura destaca ações e serviços para a terceira idade de Lauro de Freitas

No Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, celebrado nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas reforça o seu compromisso com este público e destaca serviços para garantir os direitos e dar suporte a esta parcela da população, na data que também marca o aniversário de 18º Aniversário do Estatuto do Idoso.

O destaque na área da saúde é a Clínica de Saúde do Idoso, local exclusivo para tratar pessoas da melhor idade, que está funcionando provisoriamente no Hospital Jorge Novis. Na unidade, os pacientes podem realizar atendimento médico em diversas especialidades, além de marcar consultas e exames. Os procedimentos podem ser agendados na Central de Regulação, localizada na Avenida Maria Isabel Santos (Beira Rio), no Centro.

O Departamento de Assistência à Pessoa Idosa (DAPI) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) oferece suporte para evitar a violação dos direitos da pessoa idosa. O setor trabalha diretamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Além da assistência em situações de violência ou negligência, a pasta também promove atividades de lazer, celebrações em datas importantes e ações conjuntas com as demais secretarias para proporcionar melhor qualidade de vida à categoria.

O diretor do DAPI, Rômulo Barros, ressaltou que, atualmente, as ações e atividades estão suspensas e retornarão em tempo oportuno. “Priorizamos a segurança do público idoso que está sendo impactado diretamente com a pandemia da Covid-19”, completou.

Nos quatro primeiros meses de 2021, o DAPI assistiu 32 idosos, entre denúncias de violação de direitos e atendimentos de suporte em geral. Já no segundo quadrimestre esse número mais que dobrou, chegando a 75 atendimentos, todos voltados ao bem-estar do público sênior.

Vagas prioritárias

Atendendo a exigência prevista na Lei Municipal n 1.810/2019, a Coordenação de Serviço Social da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) realiza o cadastro e disponibiliza credenciais para as vagas prioritárias de estacionamento específicas para idosos.

Para solicitar o documento é necessário apresentar no setor social da Settop, no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), das 8h às 14h, original e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, CNH e comprovante de residência.

Interessados também podem entrar em contato com a pasta através do telefone (071) 3369-9881 ou pelo e-mail (servicosocialsettoplf@gmail.com).

A data

No Brasil, o dia 1º de outubro foi intitulado Dia Nacional do Idoso por causa da criação do Estatuto do Idoso, em 2003. O Dia da Terceira Idade foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991. O documento diz que são consideradas pessoas idosas ou da terceira idade aquelas que possuem 60 anos ou mais e, estabelece direitos relacionados à saúde, transporte, ao tratamento perante a sociedade, a uma boa qualidade de vida, entre outros.

Serviços

Clínica do Idoso – funcionando no Hospital Jorge Novis

Marcação através da Regulação: 3288-8652 / 3369-9913

Atendimento no Departamento de Assistência à Pessoa Idosa (DAPI) – denúncias de violação de direitos

Contato: 3288-8667

Serviço Social da Secretaria de Trânsito, Transporte e ordem Pública (Settop) – Credenciais para vagas prioritárias

Contato: 3369-9881 ou pelo e-mail (servicosocialsettoplf@gmail.com)

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading