outubro 17, 2021

970×90

Educação de Lauro de Freitas lança capacitação na área de proteção à criança e ao adolescente para servidores não docentes

Educação de Lauro de Freitas lança capacitação na área de proteção à criança e ao adolescente para servidores não docentes

Para acolher e orientar crianças e adolescentes no ambiente escolar no período pós-pandemia, servidores da Secretaria Municipal de Lauro de Freitas (SEMED) passarão por uma qualificação ministrada por profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (RPCA). A cerimônia que marcou a abertura do curso ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na Escola Municipal Solange Coelho, na Itinga.

A formação tem como tema a “Violação de direitos da criança e do adolescente da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas: um olhar apurado à criança e ao adolescente no contexto do abuso sexual e violação de direito” e será realizada nos polos educacionais de Itinga, Areia Branca, Vida Nova, Centro e Portão. A capacitação terá uma equipe multidisciplinar na linha de frente, formada por profissionais de psicologia, assistência social, segurança pública, sociologia, saúde, conselho tutelar e pedagogia. O curso começa nesta terça-feira (21) e segue até o dia 20 de outubro.

A diretora do departamento da RPCA na Semed, Raquel Oliveira, comentou que a atividade tem como foco os profissionais não docentes para preparar o grupo para atuar de forma acolhedora com as crianças e adolescentes, no contexto da pandemia.

A titular da SEMED, Vânia Galvão, destacou que a iniciativa vai trazer consequências positivas na vida de gestores e alunos. Ela ressaltou que a pandemia trouxe situações atípicas para a categoria. “Gostaria de parabenizar toda a categoria que se reformulou durante esse longo processo de pandemia. Em pouco tempo, estaremos com o contato mais presencial com nosso alunado que, além da perda cognitiva da aprendizagem, chegarão com uma carga emocional alta, um estresse muito forte, e nós temos que saber como trabalhar essa questão, por isso a necessidade deste curso”, afirmou.

Na avaliação de Luciano Reis, coordenador do grupo de gestores escolares, a qualificação será essencial para que os profissionais saibam proceder em determinados casos e ajudem a fortalecer a rede de encaminhamento.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Antônio Jorge Birne, relembrou o que estabelece o artigo 277 da Constituição Federal, no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente. “É preciso, sobretudo, amar as crianças e assumir o compromisso de cuidar delas. Esse curso visa justamente isso, fazer a gente abraçar essa causa e fazer acontecer”.

Ao final do lançamento, os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar um momento cultural através do recital de poesia e peça encenada pelo departamento de arte da SEMED. A mesa de abertura também contou com a presença de representantes do conselho tutelar municipal; da titular da 27ª delegacia de Itinga, Celinei dos Santos; da vereadora Luciana Tavares; e da assistente social, Raquel Brito de Oliveira.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde