Em discurso de posse, nova titular da SPM de Lauro de Freitas destaca combate ao feminicídio como prioridade

 Em discurso de posse, nova titular da SPM de Lauro de Freitas destaca combate ao feminicídio como prioridade

Edinalva Silva Santos de Castro, que acumula longa trajetória nos serviços públicos de Lauro de Freitas, foi empossada nova secretária municipal de Políticas para Mulheres (SPM). A posse, nesta segunda-feira (9), assinada pela prefeita Moema Gramacho, no Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania, controu com a presença de parlamentares estaduais, vereadores e autoridades municipais, além de representantes de associações e entidades do município.

“Nalvinha Pelé, como é popularmente conhecida Edinalva, tem uma história de grande contribuição no desenvolvimento de Lauro de Freitas. Em quase 30 anos de prestação de serviços, ela ajudou o município nas áreas de Saúde, Educação e Social. Também teve participação em órgãos do estado. É uma mulher negra que tem todo conhecimento e sensibilidade sobre as necessidades e enfrentamentos sociais de mulheres”, relatou Moema durante seus agradecimentos.

“Não medirei esforços para ampliar o trabalho de proteção às mulheres vítimas de violência. Assumo esta responsabilidade que me foi delegada pela prefeita com muito entusiasmo. Minha nomeação saiu dia 13 de novembro e desde então venho estudando e registrando todos os acontecimentos da SPM. O feminicídio tem aumentado no país e precisamos fortalecer as políticas de combate”, declarou Edinalva ao ressaltar sororidade, união e aliança entre mulheres, como determinação do seu pleito.

Ainda em seu discurso, a nova secretária afirmou que pretende desenvolver projetos de combate a violência contra a mulher voltada ao público masculino. Os deputados estaduais José de Arimateia e Jurailton Santos participaram da cerimônia. O vereador municipal Edilson Ferreira representou os demais edis do município presentes no evento de posse. Terezinha Barros, primeira secretária de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas, foi citada como exemplo de gestão.

Equipamentos de proteção

O município de Lauro de Freitas conta com equipamentos e ações de proteção à mulher vítima de violência, vinculados a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM). O Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG), espaço público que presta atendimento psicológico, social, jurídico e de orientação para mulheres em situação de violência, e o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos das Mulheres atuam na rede, além da Ronda Maria da Penha, que funciona já há mais de um ano no município.

Jornalista Laerte Santana

Foto Rafael Magno

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

09/12/2019

71 3288 837

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading