Em entrevista na TV, Moema Gramacho fez um balanço do que já foi feito na cidade; a parceria com o Governo do Estado e o que está por vir. “Encontrei uma cidade destruída; estou há dois anos reconstruindo a cidade”

 Em entrevista na TV, Moema Gramacho fez um balanço do que já foi feito na cidade; a parceria com o Governo do Estado e o que está por vir. “Encontrei uma cidade destruída; estou há dois anos reconstruindo a cidade”

Como está Lauro de Freitas? “Melhorando cada vez mais…encontrei uma cidade destruída; estou há dois anos reconstruindo a cidade”, afirmou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho em entrevista nesta segunda-feira (28), na TV Aratu, no programa Que Venha o Povo com o apresentador, Casemiro Neto.

Destacamos alguns assuntos abordados no programa; confira:

Saúde:

Moema falou que cada vez mais vem resolvendo o problema da saúde na cidade e que tambem conseguiu resolver a questão do esgotamento sanitário, pois as obras estavam paralisadas devido a uma ação movida pela empresa contra o Governo do Estado, no entanto, Rui Costa ganhou a ação na justiça e as obras ja retomaram. Tambem havia um problema para onde esses dejetos seriam jogados, pois o emissário submarino de Salvador já não suportava mais receber o esgotamento sanitário de Lauro de Freitas, mas que tudo já foi resolvido. Essa obra de esgotamento é por meio de recursos federais e está sendo executada pela Embasa, porém foi uma conquista da prefeita na sua gestão anterior.

Limites Territoriais:

Sobre a questão dos limites territoriais, Moema falou que Itinga sempre foi de Lauro de Freitas e quem está brigando é o prefeito de Salvador, ACM Neto, que inclusive não comparece a nenhuma audiência pública, promovida pela Comissão de Divisão Territorial da ALBA, na qual Moema foi para todas.

Transporte:

O Transporte Metropolitano é de responsabilidade do Estado, na qual já está fazendo nova licitação para o transporte metropolitano. Com o metrô em Lauro de Freitas, melhorou bastante e a tendência é melhorar ainda mais, pois a Prefeitura licitará o seu transporte municipal. Rui Costa colocorá ônibus elétrico para alimentar o metrô nos trechos de Itinga, Jambeiro passando por Vida Nova até chegar ao metrô, enquanto o município licita o seu transporte. Moema disse tambem, que com a chegada do Parque Shopping Bahia, o metrô poderá estender até lá, onde era a antiga Insinuante. “Há um estudo tambem para outra modalidade de transporte que é o Aeromóvel – transporte sobre trilhos – na qual o governador está analisando”. 

Moema tambem respondeu às perguntas dos telespectadores, na qual afirmou que deixou mais de R$ 5 mihões para ser feito a drenagem da Mário Epinghaus e que após, trabalharia na Amarílio Thiago, que existe há anos um problema sério de enchente nesta localidade, no entanto, infelizmente quando ela saiu em 2012, deixou cerca de R$ 315 milhões em obras contratadas, porém este recurso foi perdido e devolvido, pois a obra não foi realizada e que está tentando recuperar este recurso e fazer a obra de drenagem da Mário Epinghaus e a partir daí fazer o conserto dos passeios da Amarílio Thiago. 

A prefeita afirmou tambem que tem feito revitalizações de Praças , passeios públicos e jardins e que já revitalizou em menos de seis meses, 15 Praças, entre elas, novas e algumas revitalizadas. “Eu poderia está fazendo todas novas, mas infelizmente tive que revitalizar algumas que fiz antes, pois estavam totalmente abandonadas, algo em torno de 10 Praças”.

Parceria com o Governo do Estado:

Moema destacou a parceria de sucesso que tem com o governador, Rui Costa e que já conseguiu muitas coisas com Rui; como o Metrô até Lauro de Freitas, Hospital Metropolitano que está sendo construído dentro da cidade, sendo o terceiro maior do estado, a Via Metropolitana que tem ajudado e muito a diminuir o engarrafamento da Estrada do Coco, que só paga pedágio uma vez e vindo de Salvador não paga. O Menandro de Faria, que é um hospital que fica na beira da Estrada do Coco – quando o Hospital Metropolitano ficar pronto – será transformado em uma maternidade municipal, sendo mais um presente de Rui Costa para o município, que entregará já pronto e todo equipado. “Fizemos juntos em parceria com o nosso Hospital Municipal, 1600 cirurgias no Mutirão de Cirurgias, inclusive fazendo cirurgia para Salvador – cerca de 300 – pois até o ano passado a capital não tinha um Hospital municipal. No município também está sendo construído uma Academia de Saúde e uma Casa de Acolhimento;  está tambem sendo feita a obra de macro drenagem do Rio Ipitanga, na qual as pessoas que terão que sair das suas casas, irão para os apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, já prontos. “Estamos fazendo agora a estrada de Quingoma, cerca de 3 KM de estrada, através de emenda conseguida por mim enquanto era deputada. A parceria com o governo do estado é tudo de bom”, finalizou.

Como encontrou a cidade e o que já fez:

Na oportunidade, Moema convidou um telespectador para andar com ela pela cidade para mostrar que a mesma não está abandonada. “Primeiro que encontrei uma cidade destruída; estou há dois anos reconstruindo a cidade. Encontrei todos os Postos de Saúde fechados e reabrir todos; encontrei o Hospital Jorge Novis fechado, já reabri e estou realizando cirurgias no Hospital, que não eram feitas antes da forma que estamos fazendo; encontrei o laboratório fechado que eu construir em 2009 e hoje coloquei dentro do Hospital e que funciona aberto ao público; encontrei a Cozinha Comunitária que eu deixei pronta, até com fogão dentro, totalmente fechada, destruída; reabrimos e agora já está servindo cerca de 200 refeições no almoço e 200 refeições a tardinha para o povo de Itinga. Eu já reformei vários prédios, várias escolas; estou entregando uma escola nova, a Príncipe da Paz lá onde era a Casa de Parto que encontrei funcionando e encontrei fechada; se eu fosse dizer quanta coisa eu encontrei fechada aqui, iria tomar seu programa todo. No lugar onde eu deixei uma Casa de Parto, pariu uma escola, viu! Esses milhões que eu deixei contratado e que iam ser perdidos, eu corri atrás em 2017 e 2018, consegui recuperar. Estou fazendo cinco ruas no Loteamento Santa Bárbara na Itinga; acabei de fazer o canal do Horto, o canal dos Irmãos; estou fazendo a rua Marta Aguiar, fiz a rua Maria dos Reis; estou fazendo a rua das Rosas. Estou construindo um Centro de Esportes em Areia Branca, estou reformando três campos de futebol, estou construindo três quadras poliesrportivas, vou reformar o ginásio, estou retomando a construção do Posto de Saúde e da Creche em Itinga, que deixei fazendo e ficou parada, vou entregar agora o Minha Casa, Minha Vida que assinei no dia 04/01/2017 e as obras estão prontas”, afirmou Moema, mulher incansável e guerreira.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading