Em reunião com o Conselho de Contabilidade, SEFAZ anuncia medidas que vão beneficiar contribuintes

 Em reunião com o Conselho de Contabilidade, SEFAZ anuncia medidas que vão beneficiar contribuintes

A Prefeitura de Lauro de Freitas reuniu representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) para apresentar medidas que vão otimizar os serviços prestados aos contribuintes. Além de aproximar o poder público do terceiro setor e trabalhar ações conjuntas, a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) anunciou ações que serão implantadas no município, como o pagamento instantâneo de débitos fiscais.

Segundo o secretário da pasta, Luiz Cláudio Guimarães, a reunião com o CRCBA fortalece as relações e tem o propósito de simplificar ao máximo a prestação de serviços aos contribuintes. “Ouvimos as demandas do Conselho e também estamos fazendo um trabalho em conjunto de desburocratizar serviços, com a inovação nos canais de comunicação, estabelecimento de facilidades para pagamento, atualizações cadastrais e outros” relatou.

Entre as novidades apresentadas pelo secretário durante a reunião estão: implantação do pagamento instantâneo de débitos fiscais através da modalidade do PIX; emissão de DAM único (Documento de Arrecadação Municipal); recadastramento imobiliário; e modernização do site da Secretaria Municipal da Fazenda. De acordo com Luiz, as facilidades ficarão disponíveis ainda este mês.

“Lauro de Freitas é um dos municípios que sai na frente com a possibilidade de pagamento direto com o PIX. No site da Fazenda faremos uma série de inovações, como o acesso rápido de banners e links, onde o contribuinte vai poder pegar extrato e emitir o DAM único, em que ele consegue reunir vários tributos em um só documento. O recadastramento imobiliário também será lançado e vai permitir essa lógica de identificação, com base de dados”, destacou.

Para Antônio Carlos Ribeiro, presidente do CRCBA, a visita do Conselho foi bastante produtiva. “Lauro de Freitas tem 819 profissionais de contabilidade em atuação. Com o estreitamento dos laços com a Prefeitura, para dizer das nossas demandas, conseguimos traçar algumas metas e isso foi muito salutar. Também tomamos conhecimento das novidades que a Secretaria da Fazenda está trazendo, muito importantes para nosso setor”, considerou.

Ainda de acordo com Antônio Carlos, o diálogo com o município facilita a resolução de processos para acontecerem de forma mais célere e rápida. “O contador é aquele que possui elos com os contribuintes e seu trabalho coopera para trazer recursos para o município, por isso esses encontros são fundamentais”, finalizou. A Sefaz ainda ressaltou que pretende restabelecer o Conselho do Contribuinte, que vai atuar na avaliação de demandas de tributos e irá dispor de um contador indicado pelo CRCBA.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading