Empreendedorismo feminino em Lauro de Freitas ganha novo incentivo com a 2ª edição do Capacita Mulher

 Empreendedorismo feminino em Lauro de Freitas ganha novo incentivo com a 2ª edição do Capacita Mulher

A segunda edição do Capacita Mulher qualifica, até amanhã (01), 60 mulheres de Lauro de Freitas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM) tem como foco incentivar o empreendedorismo e está sendo realizado no Centro Educacional Fênix, no Centro, em parceria com a Faculdade Uninassau e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Ao final do curso, que aborda o mercado de trabalho feminino, inserção da mulher no mercado da indústria, formalização de negócios e a importância de se tornar uma microempreendedora, as participantes receberão certificado com carga horária de 9h.

A iniciativa representa o início de um novo momento na vida da dona de casa, Quessia Mirela Cardoso, 42 anos, que participa do evento ao lado da mãe, a sacoleira Adélia Cardoso. Quessia contou que dedicou a vida à família por 12 anos, atualmente passa por um divórcio e precisa de uma atualização profissional para voltar ao mercado de trabalho.

“Eu soube do curso pesquisando na internet. Eu sei que tenho capacidade de produzir, ganhar dinheiro e continuar cuidando dos meus filhos. Participar desse curso é um grande incentivo para essa minha fase de mãe, dona de casa e empreendedora”, contou.

A mãe dela, a sacoleira Adélia Cardoso contou que começou a empreender desde quando a palavra ainda não era conhecida para ajudar a criar os quatro filhos. “Esse curso é um incentivo para melhorar o negócio e quem sabe até a gente trabalhar em conjunto, de uma forma que seja bom para mim e para ela. É bom que até já ajuda ela também”, disse, ao se referir a uma possível parceria com a filha Quessia.

O avanço da pandemia foi responsável pelo desemprego da pedagoga Marta Mendes, 41. Para garantir o pagamento das contas no período, ela começou a realizar serviços de salão de beleza em domicílio e criou o Mendes Serviços de Beleza. Agora, ela pretende adquirir conhecimentos para ampliar o pequeno negócio. “Passei a cuidar dos cabelos de vizinhas, amigas e outras conhecidas. É o que tem me mantido neste ano”, destacou. Ela faz serviços de botox capilar, progressiva, relaxamento, escova e prancha.

Ao ofertar o curso, a intenção da SPM é qualificar mulheres para o mercado de trabalho para que elas alcancem a independência financeira e adquiram conhecimento, conforme destacou a titular da pasta, Juçara Neves.

“Sabemos que com capacitação as oportunidades serão melhores, principalmente durante e no pós-pandemia. O nosso objetivo é levar o Capacita Mulher para vários locais da cidade, para que um número maior de mulheres tenha acesso”, disse.

Juçara antecipou que a pasta analisa realizar a terceira edição do evento em data e local a definir. “Não vamos ficar somente nesta ação, vamos ampliar e levá-la para novas localidades. Para que as mulheres possam competir de igual modo e alcançarem a independência financeira”, completou.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading