Encerramento do Incentivo ao Patrocínio Cultural na Bahia será sexta

Nesta sexta-feira (2), o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) encerra o período de envio de propostas de 2016. O ano será fechado com a utilização de cerca de R$ 10 milhões de recursos, a partir do incentivo fiscal (ICMS), beneficiando 44 iniciativas culturais dos mais diversos segmentos. Com 20 anos de criação, o programa é uma das ferramentas mais importantes de fomento à cultura da Bahia e tem papel fundamental no desenvolvimento cultural do estado.

A tramitação das propostas apresentadas durante o ano de 2016 continua normalmente. Neste ano, o Fazcultura patrocinou eventos de destaque na cena cultural baiana como o Núcleo Produtivo de Resíduos Plásticos (Iaô), Música no Parque, Livro Balé Folclórico da Bahia – 25 anos, Festival Prêmio Braskem de Teatro, Jam no MAM, Festival Anual da Cultura Japonesa de Salvador – X Edição, Virada Sustentável e Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), entre outros.

Segundo o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, o Fazcultura é um programa estratégico para o desenvolvimento da cultura na Bahia. “O financiamento através desse programa exige que o proponente se estruture e profissionalize. É importante que o Estado não seja visto como financiador exclusivo das diversas expressões da cultura e sim um parceiro”.

Simões salienta a importância da formação do agente cultural, trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Escritório Bahia Criativa, com capacitações realizadas em todos os territórios de identidade do Estado. “É importante também que as empresas reconheçam seu papel social e incentivem ações culturais. O patrocinador pode associar positivamente sua marca a manifestações dos mais diversos segmentos. Essa é a grande característica desse programa”.

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