Estudantes vão à campo durante lançamento do Projeto de Educação Ambiental para alunos da rede municipal de Lauro de Freitas

 Estudantes vão à campo durante lançamento do Projeto de Educação Ambiental para alunos da rede municipal de Lauro de Freitas

Estudantes da Escola Municipal Dom Avelar, de Lauro de Freitas, tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira (30). A sala de aula foi substituída por uma trilha ecológica no Parque das Dunas, no município de Salvador. A cada parada um aprendizado. Biomas do Brasil e da Bahia, a importância da fauna e flora, como se formaram as dunas e a necessidade do uso consciente da água foram alguns dos aprendizados adquiridos pelos alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental. A visita marcou o lançamento do Projeto de Educação Ambiental para estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas.

A descoberta de um rio por baixo das dunas, feita pelos próprios estudantes após o exercício de cavar a areia, um casal de corujas buraqueiras, o refresco da sombra das árvores após a caminhada sob sol forte, e a paisagem deslumbrante de uma das lagoas do Parque, foram os elementos escolhidos pelo ambientalista Jorge Santana, criador e gestor do parque, para despertar nas crianças a sede pelo conhecimento e a importância da proteção do meio ambiente.

“Entendemos que só se conserva o que conhece. Quando a gente passa a conhecer passamos a conservar. Quando você passa aqui em frente só vê um monte de areia, quando entra vê um monte de vida, neste que é o maior parque urbano do Brasil. Quando fazemos as trilhas interpretativas com os estudantes e mostramos que aqui não é só um monte de areia, criamos uma conexão entre eles e a natureza. Esta é a melhor forma de falar sobre consciência ambiental,” destacou.

Ainda de acordo com o ambientalista, há 22 anos o parque desenvolve este trabalho de consciência ambiental, nascido da parceria com professores das redes pública e privada. Educadores como o professor de biologia da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, Antônio Cláudio Sampaio Nogueira, responsável pela aula em campo, realizada dentro do Programa Cidade Educadora, da Secretaria Municipal da Educação de Lauro de Freitas.

Emocionado, o professor destacou a importância da trilha educativa. “Atividades como essa dão força e ânimo para continuarmos com nosso trabalho. Tivemos aqui uma aula sobre meio ambiente, cidadania e caráter. Nossos estudantes adquiriram conhecimento para toda a vida, vivenciando a natureza por meio do olfato, visão e cheiro. A ideia agora é transformá-los em monitores, para transmitirem aos outros colegas tudo que aprenderam aqui hoje”, declarou o professor.

Encantada com a trilha, Emily Vitória Pinheiro Bonfim, aluna do 5º ano, deixou sua marca no parque, com o plantio de uma muda de aroeira. A lagoa visitada também encantou a garota. “O que mais vou lembrar foi que a gente estava lá do lado da lagoa aprendendo sobre a água, que não pode deixar torneira aberta, por exemplo. Quando fui plantar a árvore segurei certinho e coloquei na terra, para ela crescer bastante e a gente vir aqui ver ela grande depois”.

Uma das 14 lagoas que compõem o parque também chamou a atenção do estudante Felipe Manoel Santos de Souza. “Sempre foi meu sonho conhecer a vegetação, porque as matérias que mais gosto são ciência e geografia. Fiquei impressionado quando descobri que as libélulas colocam os ovos dentro daquela vegetação que nasce na lagoa e também a gente aprendeu que as areias absorvem a água da chuva e ajuda a não alagar”, relembrou o garoto.

Mais sobre o parque

O Parque das Dunas, localizado no Bairro de Stella Maris, em Salvador, é o maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil. O local também é o último manancial urbano do país que preserva o ecossistema de dunas e restingas. De acordo com o ambientalista Jorge Santana, existem no Parque mais de 250 espécies animais catalogadas, como o ouriço-cacheiro, raposa, gambá, jacaré, cobras, aranhas, sapos, corujas e lagartos, entre outros. As visitas ao local devem ser agendadas previamente por meio do número 713036-1399.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading