Exposição fotográfica revela biodiversidade do Rio Sapato em Lauro de Freitas

 Exposição fotográfica revela biodiversidade do Rio Sapato em Lauro de Freitas

Imagens de espelho d’água, animais e vegetação, mostram a fotografia como incentivo a conscientização ambiental na exposição “Olhares Sobre o Rio Sapato”, realizada nesta sexta-feira (29), na Barraca da Gávea, em Vilas do Atlântico. 

A exposição faz parte de um projeto de educação ambiental da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães – Lauro de Freitas, produzida por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Entre a premiação, alunos fizeram apresentações musicais e homenagens a pessoas que se dedicam a preservar a natureza. 

Um total de 50 fotografias tiradas pelos alunos expõe a biodiversidade do Rio Sapato como um dos espaços ambientais de Lauro de Freitas aptos à prática do ecoturismo. Despertar a conscientização social para as belezas naturais do município é um dos objetivos do projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Sampaio na Escola Ana Lúcia. 

“O trabalho também está relacionado a semana da água, fonte vital para existência de todo ecossistema. É uma forma de alertamos a população para esse olhar de preservação como uma responsabilidade de todos” enfatizou.   

Premiação

O registro de uma ave pousada em galhos secos sob um céu azul sagrou Emilly Coelho, 6º ano, como primeira colocada da exposição. Segunda a aluna, seu olhar foi cativado pelo “contraste de cores e forma”. Caique Barbosa, 9º ano, destacou na sua fotografia a composição de um reflexo no espelho d’água, conquistando o segundo lugar. 

Já o verde das folhas e o rosa das flores emoldurando a curva do rio, deram a terceira posição para Laila Santos, 6º ano. Os estudantes ganharam premiação em dinheiro, além de um curso de fotografia para a primeira colocada. 

Exemplo

Homenageada com o certificado “Beija-flor, amigo da natureza”, a ex-aluna da Escola Ana Lúcia, Samara Vitória Silva, é um exemplo do papel transformador da educação. Atualmente cursando o 2º ano em Comunicação Visual, no CEEPTIC – Lauro de Freitas, Samara desenvolveu junto a outros estudantes, um projeto de holograma 3D em TV que retrata a preservação do Rio Sapato. 

“A minha participação nos projetos do Ana Lucia me motivaram nas ideias para o projeto. Sabemos que a conservação das águas é fundamental, por isso, procuramos trazer essa questão numa linguagem futurista” destacou a aluna ao relatar que a equipe do projeto foi convidada para apresentar o holograma em um evento sobre educação ambiental. 

Mais homenagens 

Reconhecida pelo trabalho desenvolvido nas ações da Cidade Educadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por ser defensora das causas ambientais, Idaci Ferreira também recebeu uma certificação. “Este projeto revela um olhar sensível para o Rio Sapato. Iremos levar essa exposição para vários espaços educativos do município”, destacou Idaci. Além da coordenadora da Cidade Educadora, receberam homenagens o fotógrafo Caetano Ribas, quem ofereceu o curso de fotografia, e Alberto Souza, servidor da secretaria de Serviços Públicos (Sesp). 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading