Feira de Afroempreendedorismo terá palestras, talkshows e apresentação de cases em Lauro de Freitas

 Feira de Afroempreendedorismo terá palestras, talkshows e apresentação de cases em Lauro de Freitas

Empresas como AfroSaúde e Pizzará participam do evento, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro

Na semana da Consciência Negra, a Unime Lauro de Freitas promove, nos dias 18 e 19 de novembro, a 1ª Feira de Afroempreendedorismo. O evento conta com programação diversa, com palestras, cases de sucesso, talkshow, serviços, além da apresentação do trabalho de consultoria realizado pelos alunos de Administração da instituição em nove empresas participantes.

“A Feira surgiu com dois propósitos: o primeiro é incentivar o aluno a compreender melhor esse contexto e a oferecer orientação técnica adequada às necessidades específicas do afroempreendedor. Já o segundo é o caráter social, que permite compartilhar conhecimento técnico especializado e gratuito com esse público”, conta a coordenadora de ADM, Carolina Menezes.

Durante o evento serão realizadas palestras com empresas como AfroSaúde, plataforma que conecta pacientes a profissionais de saúde negros, e Pizzará, uma mistura inusitada da culinária italiana com a baiana, criada pela “personal chef” Cris Santos.

Para o trabalho de consultoria, realizado meses antes do evento, alunos do 6º, 7º e 8º semestres da disciplina Diagnóstico e Intervenção Empresarial visitaram empresas para realizar análise e oferecer sugestões de melhoria. “Escolhemos negócios geridos por pessoas que se reconhecem como afrodescendentes, mesmo que o produto e/ou serviço oferecido não seja especificamente para esse público. O principal critério foi facilidade de acesso dos estudantes aos proprietários e às informações necessárias para realizar as consultorias”, explica a docente.

As empresas que receberam consultoria dos alunos foram: Cabral Produções, Dente de Leão Personalizados, Studio Lino de Sousa, Planet Barber, Instituto de Beleza Irmãs de Valdir, Xavier Prestação de Serviços e Segurança Patrimonial, Rogério Condá Cerimonial Assessoria e Organização de Eventos, Centro Cultural Berimabau Artes Brasil e Boutique do Pão.

Interessados em assistir as palestras podem se inscrever pelo sitewww.carolinamenezes.com.br. O acesso é mediante doação de um quilo de alimento não perecível. As palestras, cases e talkshows serão realizados no auditório da instituição. Já a exposição do trabalho dos alunos e a demonstração de serviços ficarão disponíveis no térreo do prédio de aulas.

Programação completa

 

18/11, às 19h:

  • Exposição de banners e avaliação do resultado das consultorias empresariais prestadas pelos alunos da disciplina Diagnóstico e Intervenção Empresarial (6º, 7º e 8º semestres de Administração);
  • Case “Pizzará” – Cris Santos, socióloga, tecnóloga em processamento de dados, gerente de projetos, gastrônoma, empreendedora e responsável pela Pizzará Bahia, que ficou entre os dez negócios finalistas do Programa de Aceleração de Negócios Gastronômicos da Vale do Dendê;
  • “Pesquisando o Afroempreendedorismo” – Cláudio Henrique dos Santos, formando do curso de Administração da Unime, pesquisados das causas negras e LGBTQIA+, três vezes vencedor do prêmio aluno nota máxima;
  • “De vendedor de CD a dono de buffet” – Rogério Condá, economista, com pós-graduação em Direitos Humanos. De vendedor de CD na Lapa a chefe no cerimonial do governo e proprietário de uma das empresas mais indicadas no mercado de eventos, com quase 10 mil clientes.

 

19/11, às 19h:

 

  • “Afrosaúde” – Arthur Igor Cruz Lima, cirurgião-dentista, especialista em saúde da família, mestrando do programa de pós-graduação em saúde, ambiente e trabalho da UFBA;
  • “Afroempreendendo” – Fau Ferreira, filósofa, produtora audiovisual e analista do Sebrae-BA há nove anos. Empreendedora e fundadora do Afroempreendendo, rede de atuação e fortalecimento de negócios voltados para negros. 

 

1ª Feira de Afroempreendedorismo

Data: 18 e 19 de novembro

Horário:  Das 19h às 21h30

Local: Av. Luis Tarquínio Pontes, 600. Centro. Lauro de Freitas, BA

Como participar: Inscrições pelo sitewww.carolinamenezes.com.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading