Governo da Bahia compra ultrafreezers para armazenar vacina da Pfizer

 Governo da Bahia compra ultrafreezers para armazenar vacina da Pfizer

Mesmo após o Ministério da Saúde anunciar que a vacina Pfizer/BioNTech não será comprada pelo Brasil, o Governo do Estado da Bahia decidiu que vai a adquirir caso haja uma disponibilização com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de haver uma oferta de alguma outra vacina pelo Governo Federal.

A informação foi dita hoje (3) pelo Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em entrevista à Rádio Metrópole, após reunião com o Governador do Estado, Rui Costa. Ele explica que a vacina poderá ser comprada pelo estado para “imunizar pessoas de mais alto risco, como idosos”. 

Para conseguir armazenar a vacina da Pfizer, o secretário revela que serão comprados ultrafreezers, pois, de acordo com ele, ela precisa ficar em um temperatura entre -70°C e -80°C. “Abriremos um registro de preços para comprarmos e montarmos uma rede de frios a – 80°C, pelo menos nas grandes cidades, que permitem uma logística maior”, disse. 

Ainda de acordo com Fábio, há freezers desse tipo disponíveis aqui na Bahia no Lacen, no Hemoba, em laboratórios da Fiocruz e em outros laboratórios de pesquisa e afirmou a existência já de centenas de refrigeradores de vacinas no estado, de 2°C a 8°C, que serviriam para o armazenamento de outras vacinas.

Com a eventual compra da vacina da Pfizer, apenas as pessoas dentro dos grupos de risco mais alto receberão o imunizante, pois o preço pode dificultar a sua aquisição em massa. “É muito mais cara que as outras, como a chinesa e a russa, que são vacinas na base de cinco dólares. A Pfizer está chegando a mais de 20, a dose”, declara.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading