Hospital da Mulher atende mais de mil pacientes em triagem para consultas

 Hospital da Mulher atende mais de mil pacientes em triagem para consultas

Uma triagem para marcação de consultas com mastologistas e especialistas em planejamento familiar foi realizada no Hospital da Mulher (HM), logo no início da manhã deste sábado (18). Com atendimento por demanda espontânea, o objetivo da ação foi avaliar pacientes com alterações na mama e também as que desejam fazer a laqueadura ou colocar um dispositivo intrauterino (DIU). Mais de mil mulheres foram à unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador.

Coordenador do Serviço de Mastologia do HM, o mastologista André Dias garantiu que todas as mulheres serão atendidas na triagem. “Às 9h, fechamos o portão, mas absolutamente todas que aceitaram o convite do hospital para estar aqui nessa manhã serão atendidas no decorrer do dia. A ideia deste é evento é, justamente, oferecer esses serviços à comunidade e contribuir para a redução da fila para esses procedimentos”, explicou o médico.

As mulheres saíram do HM com os encaminhamentos necessários para a resolução dos problemas, inclusive com as consultas já agendados. Uma dessas pessoas é a dentista Cíntia Oliveira. “Tenho histórico na família e, acompanhando minha tia numa consulta, acabei identificando uma alteração na mama. Graças a esse mutirão, consegui marcar tudo direitinho e vou poder me livrar desse nódulo. Estou muito satisfeita com a ação e com o atendimento do Hospital da Mulher”, comentou.

*Hospital da Mulher*

Inaugurado em 9 de janeiro de 2017, o HM se consolidou como uma referência estadual nas patologias do trato genital feminino, tornando-se a principal unidade hospitalar do Brasil a lidar exclusivamente com esses casos. Em três anos, o hospital já realizou mais de 650 mil atendimentos, sendo 27 mil cirurgias.

O hospital oferece assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, atendimento específico na área de reprodução humana, além de atender situações relacionadas à violência sexual. Com mais de 600 funcionários, o equipamento é administrado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

*Atendimento*

Como todos os procedimentos são agendados a partir do sistema Lista Única as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde no município onde residem para serem referenciadas aos serviços do HM. Apenas o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) funciona por demanda espontânea.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 0800 071 4000. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h. O Hospital da Mulher fica localizado na Rua Barão de Cotegipe, número 1153, Largo de Roma, em Salvador.

*_Repórter: Renata Preza_*

*_Fotos: Fernando Vivas/GOVBA_*

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading