Jerônimo promete ampliar investimentos e combater desigualdades no Velho Chico

Durante agenda realizada neste domingo (13), em Bom Jesus da Lapa, o governador e candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues defendeu a ampliação dos investimentos em educação, saúde e outros serviços públicos essenciais como estratégia para combater as desigualdades na Bahia.

Jerônimo afirmou que o grupo político liderado pelo presidente Lula e formado também pelos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa foi responsável por importantes transformações no estado. Segundo ele, mais de R$ 1,5 bilhão em entregas foram realizadas pelo Governo da Bahia no território do Velho Chico.

“Quem está fazendo é esse time aqui. A gente nasceu na roça e, quem nasceu na roça, se quisesse progredir na vida escolar, teve que largar a roça, porque lá não tinha creche, porque lá não tinha escola. Quem está botando creche, escolas e postos de saúde é esse time aqui”, declarou.

O candidato destacou que levar equipamentos públicos para áreas mais próximas da população permite que crianças, jovens e famílias permaneçam em suas comunidades com acesso à educação, saúde e melhores condições de vida.

Entre os investimentos anunciados para Bom Jesus da Lapa estão a construção de um hospital geral e de um Centro Especializado em Reabilitação (CER). O planejamento para o Velho Chico também prevê 17 novas Unidades Básicas de Saúde, duas UBS indígenas, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Policlínica Regional de Saúde em Ibotirama.

O conjunto de propostas contempla ainda o fortalecimento da regulação e dos serviços hospitalares, ambulatoriais, de parto e nascimento. Também estão previstos investimentos em estradas, saneamento, segurança pública, educação, turismo, cultura e desenvolvimento rural.

Entre as ações apresentadas estão a pavimentação de trechos rodoviários, a implantação de uma escola estadual de tempo integral em Carinhanha e a ampliação do acesso à água e ao saneamento nas comunidades rurais.

Jerônimo também associou o enfrentamento das desigualdades à atuação do presidente Lula.

“No Brasil, não tem outro nome que não seja o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para podermos dar dignidade”, afirmou.

O plano apresentado inclui ainda o fortalecimento do turismo religioso, náutico e comunitário no Vale do São Francisco, uma política de Economia Azul, a expansão de projetos de irrigação voltados à agricultura familiar e a ampliação da regularização fundiária e ambiental de comunidades quilombolas, de fundo e fecho de pasto e de reassentamentos.

“Nós sabemos que fizemos muito, mas temos que fazer muito mais”, concluiu o governador.