Lauro de Freitas comemora no domingo (31) aniversário de 54 anos de emancipação política

 Lauro de Freitas comemora no domingo (31) aniversário de 54 anos de emancipação política

O aniversário de emancipação de 54 anos de Lauro de Freitas é comemorado neste domingo (31). A cidade, que atualmente tem cerca de 200 mil habitantes, foi emancipada no ano de 1962 e vem atraído centenas de investimentos e turistas com a atual gestão.

Historia da Cidade

A história se inicia no século XVI, em 1552, quando o então governador-geral, Thomé de Souza, cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D’Ávila. Na região, instalou-se uma missão jesuítica, que deu origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. A população era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás. Em virtude de sua proximidade com o mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola foi instalado na região engenhos de açúcar e com eles um grande contingente de africanos.

LF NEWS Portal Notícias Lauro de Freitas história vereadores2

Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador do Estado, que faleceu em um acidente aéreo na campanha de 1950.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading