Lauro de Freitas divulga resultado do 1º Censo Cultural. Agentes habilitados podem retirar certificados a partir da próxima semana

 Lauro de Freitas divulga resultado do 1º Censo Cultural. Agentes habilitados podem retirar certificados a partir da próxima semana

Ao todo, 544 agentes culturais participaram do 1º Censo Cultural de Lauro de Freitas. O resultado do levantamento de informações, realizado entre os dias 17 de maio e 10 de julho deste ano, foi publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (11). Habilitados no cadastramento devem comparecer à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), conforme cronograma de atendimento, para retirar o certificado de habilitação e o atestado de capacidade técnica.

O 1º Censo Cultural de Lauro de Freitas consiste no mapeamento da cultura local, com a finalidade de criar um banco de dados das ações culturais, seus agentes e espaços. O levantamento também vai subsidiar a implantação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais de Lauro de Freitas (SMIIC), em cumprimento ao disposto na 4ª diretriz da Lei 1.754 de 30 de novembro de 2018 que institui o Plano Municipal de Cultura.

A homologação do resultado apresenta os cadastros habilitados e inabilitados realizados pelos agentes culturais que atuam em Lauro de Freitas. Os dados do 1º Censo Municipal apontam que há no município 247 artistas individuais, 144 grupos, coletivos e bandas locais, 92 festas, eventos e manifestações populares e 61 espaços artísticos e culturais, associações, instituições e organizações culturais comunitárias.

Os dados do Censo já refletiram na implantação de políticas públicas, como no planejamento do Programa Aldir Blanc 2021, segundo André Pereira, secretário da SECULT. “O censo foi o barema usado para definir o plano de aplicação da lei Aldir Blanc no município. Ainda realizaremos, com recursos remanescentes, três editais para contemplar mestres e mestras da cultura popular, grupos, bandas e coletivos artísticos, através do edital Talentos da Nossa Terra que contemplará propostas artísticas e culturais, além do edital de subsídio para espaços, associações e organizações culturais locais”, destacou.

Para Remerson Araújo, diretor do Departamento de Cultura, o resultado gera ferramentas para aperfeiçoar o direcionamento das ações existentes, suas melhorias e possibilidades de investimentos no âmbito da cultura municipal. “O Censo fornece base para melhor aplicação dos recursos financeiros investidos por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), e auxilia na valorização da cultura e tradições locais, assim como na construção e fortalecimento da identidade sociocultural” explicou.

Conforme Araújo, “o levantamento vai proporcionar um melhor atendimento da SECULT e do Conselho de Política Cultural (CMPC) às finalidades organizacionais, visando a construção de uma cultura cidadã e o aprofundamento da democratização e do fortalecimento da institucionalidade cultural, além da cadeia produtiva da cultura, do crescimento de sua economia, da ampliação do diálogo intercultural entre nossos fluxos culturais e a promoção das transversalidades da cultura”.

Cronograma para retirada de certificados e atestados

Para retirar o certificado de habilitação e o atestado de capacidade técnica, os habilitados no cadastramento do 1º Censo Cultural de Lauro de Freitas devem comparecer à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no período das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, conforme o cronograma.

17 a 20/08 – Artista individual

23 a 25/08 – Grupos, coletivos culturais e bandas locais

26 e 27/08 – Festas, eventos e manifestações populares

30 e 31/08 – Espaços artísticos e culturais, associações, instituições e organizações culturais comunitárias

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading