Lauro de Freitas encerra festejos de São João com segurança e gosto de quero mais

 Lauro de Freitas encerra festejos de São João com segurança e gosto de quero mais

“São João mandou avisar que a festa acabou, mas no ano que vem tem mais”. E foi assim, com o gostinho de quero mais, que a última noite do Arraiá de Ipitanga, neste domingo (24), finalizou os festejos em Lauro de Freitas. A comemoração ao santo junino atraiu mais de 20 mil pessoas para a Praça da Matriz e arrastou para as ruas do centro da cidade, com muita animação dos grupos culturais, uma verdadeira multidão. Os forrozeiros curtiram o São João da Tradição com total segurança nos dois dias de festa.

O domingo de muito forró começou cedo para quem não queria perder um só momento da programação. Após percorrer as ruas do centro da cidade, no embalo dos blocos juninos que teve a presença incansável da prefeita Moema Gramacho, a população laurofreitense e turistas aguardavam com alegria, na Praça da Matriz, a apresentação da quadrilha do Bankoma e a grade de show da última noite.

Abrindo a festa, a banda Forró Sobepoeira animou o público com o autêntico forró pé de serra, xote, xaxado e baião. As releituras de grandes sucessos como “Numa sala de reboco” de Luiz Gonzaga e “Frevo Mulher” de Zé Ramalho, agitaram a noite que estava apenas começando. Igor Cerqueira foi a segunda atração e puxou um coro com sua música autoral “Eterno namorado”. Mantendo o ritmo, Ruan Bagano não deixou o clima esfriar e fez o povo cantar junto. Encerrando a programação, o cantor Alexander fez o povo dançar até a última música tocada.

A moradora do bairro de Vida Nova, Linda Nery, que acompanhou o desfile do tradicional grupo Arrasta Jegue, manteve a animação para curtir as atrações no palco armado da Praça da Matriz. “A festa está maravilhosa, uma pena que está acabando. Eu achei muito bem organizada, com pessoas bonitas que vieram se divertir e dançar muito forró. O espaço está tranquilo, não vi nenhuma briga, a segurança está nota dez”.

O comandante da 52ª Companhia da Polícia Militar, major Fabrício Silva, avaliou com satisfação o São João de Lauro de Freitas. “Recebendo nesses dois dias de festa um grande número de pessoas, uma média de 18 mil no sábado (23) e neste domingo (24) tivemos aí mais de 20 mil pessoas que saíram acompanhando os desfiles e que agora estão na praça. Não tivemos nenhuma ocorrência digna de registro. Uma festa bem positiva para a cidade”, afirmou. Os demais serviços públicos como Saúde, Corpo de Bombeiro, Conselho Tutelar e Direitos Humanos também não registraram nenhuma ocorrência.

Além de um São João com segurança garantida, o município teve sua economia aquecida pelas vendas que movimentaram a comercialização durante a festa. “Vendi bem mais do que eu esperava. Tanto ontem, como hoje, as vendas foram boas, estou satisfeita de ter vindo”, contou a vendedora de bebidas Any Caroline, moradora de Itinga, que trabalhou pela primeira vez no São João.

A prefeita Moema Gramacho agradeceu o apoio das polícias, guarda municipal, equipes da Secretaria de Cultura e Turismo e demais secretarias que se empenharam para que a festa acontecesse. “Foi uma festa linda, tranquila, com muitos jovens e crianças na praça. Incentivamos uma das manifestações culturais mais populares do Nordeste, geramos trabalho e renda, e tudo isso regado a muito forró”.

O secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, acompanhou de perto toda a programação do Arraiá de Ipitanga. “Mais um ano que realizamos em Lauro de Freitas o tradicional forró pé de serra, valorizando a cultura local e cumprindo em 100% a lei da zabumba. Apresentamos para as famílias, pessoas da terceira idade, crianças e turistas um São João de muita alegria e tranquilidade. Tivemos as quadrilhas, desfiles dos grupos culturais e os shows na praça que abrilhantaram nossa festa, sem dúvida um São João de paz, tradição e muita animação”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading