Lauro de Freitas ganha biblioteca virtual com um acervo de mais de 19 mil títulos

 Lauro de Freitas ganha biblioteca virtual com um acervo de mais de 19 mil títulos

“Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas”. O trecho que acabou de ler é do livro “Manuelzão e Miguilim”, escrito por Guimarães Rosa, e que está disponível na Biblioteca Virtual Professor Gildásio Vieira de Freitas. A plataforma, que conta com um acervo de 19.442 livros digitais, sendo 16.648 e-books e 2.794 audiolivros, foi lançada nesta sexta-feira (30), via transmissão pelo canal da Prefeitura de Lauro de Freitas no Youtube.

O lançamento da biblioteca virtual foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com o Programa Recode Bibliotecas e a Toca Livros, por meio da seleção de um edital de formação para bibliotecas, proposto pela administradora e educadora social Bárbara Calmon. O nome da biblioteca é uma homenagem ao historiador e servidor público de carreira da Prefeitura Municipal há mais de 30 anos, Gildásio Vieira de Freitas.

O benefício de ter acesso ao conhecimento de forma rápida e fácil foi destacado pelo vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro. Já o secretário de Cultura e Turismo (SECULT), André Pereira, reforçou que a biblioteca virtual é mais uma forma de acesso à cultura e ao mundo literário. “A iniciativa de Bárbara é um presente para Lauro de Freitas. Não é só uma porta, mas uma avenida de conhecimento na palma da mão. Hoje vivemos mais com o celular do que qualquer outro objeto. Essa oportunidade de acesso é de suma importância”, disse André.

Lisonjeado, o professor Gildásio ponderou que não tinha ocasião melhor para o lançamento da biblioteca do que a semana do aniversário da cidade. “Me sinto honrado pela homenagem, porque minha vida sempre foi entre livros. Mas sem deixar de lado a importância das bibliotecas tradicionais, essa opção digital, com várias publicações, facilita pesquisas que podem ser feitas de casa, num espaço mais livre”, disse. O município de Lauro de Freitas completa 59 anos de emancipação neste sábado (31).

Saber que a plataforma digital está finalmente disponível é uma alegria imensa para Bárbara Calmon. “Desde 2019 quando meus filhos participaram de um curso na Estação Cidadania – PEC 3000 – eu vi que o espaço tinha um potencial e poderia receber cursos para jovens. Foi aí que vi o edital da Recode e inscrevi a Estação para participar. Veio a pandemia, mas continuamos lutando. Depois de muitos não, veio a plataforma, um espaço colaborativo para a comunidade”, relatou sobre a iniciativa.

O acervo da biblioteca virtual contém obras de literatura, ciência, infanto-juvenil, biografia, memórias, religião e espiritualidade, dentre outros. Para acessar os conteúdos disponíveis na plataforma é necessário fazer um cadastro. Tudo é bem simples e gratuito. Basta entrar no endereço (biblioteca-prof-gildasio-vieira-de-freitas.tocalivros.com), clicar na opção “Cadastre-se” e preencher o formulário. A partir disso, os livros já podem ser pegos emprestados. O aplicativo da biblioteca virtual também está disponível no site.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading