Lauro de Freitas implanta serviço de Profilaxia Pós-exposição no mês de mobilização contra AIDS

 Lauro de Freitas implanta serviço de Profilaxia Pós-exposição no mês de mobilização contra AIDS

Como parte da Campanha Viva Positivamente, a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (SESA), através da Vigilância em Saúde, realiza a cerimônia de implantação do serviço de Profilaxia Pós-Exposição-PEP, nesta terça-feira (11), às 13h, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, na Itinga, onde funcionará o atendimento. Esta é mais uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e ao mês de referência de mobilização contra a doença.

A Profilaxia Pós-Exposição-PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas após contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da mesma), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).

Para ter êxito, a PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição ao risco, e deve ser ministrada por 28 dias. É importante observar que a PEP não substitui o uso do preservativo.

Para o coordenador do Programa IST, HIV, AIDS, Franklin Santana, a oferta do serviço no município é de suma importância, porque possibilita acompanhar melhor esses números. Até agora os pacientes eram encaminhados para municípios próximos que já têm o serviço implantado.

Campanha Viva Positivamente

A campanha está aliada à estratégia de mobilização nacional de testagem Fique Sabendo, que enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo, a confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos.

As ações da campanha ocorrem, até o dia 20, nas escolas, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, clínicas especializadas, locais de acesso social como espaços públicos, comunidades habitacionais, dentre outras.

O público alvo é a população em geral, principalmente jovens que iniciam cada vez mais cedo a vida sexual e, mesmo com as informações de prevenção, não têm se protegido aumentando os números de casos no município. Atualmente Lauro de Freitas tem 444 casos de pacientes com AIDS, 195 de hepatites virais e 150 de sífilis registrados.

Os casos são acompanhados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Assistência Especializada da cidade, que oferece testes rápidos, tratamento e acompanhamento aos pacientes soro positivos. A unidade fica situada na Avenida Bispo Renato Cunha – Centro, telefone 3369-9940. Além do centro de referência, todas as Unidades Básicas de Saúde da Família realizam testes rápidos.

Jornalista Angélica Moreira

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

10/12/2018

www.laurodefreitas.ba.gov.br

71 3288 8371

(71) 3369-9962

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading