abril 14, 2021

970×90

Lauro de Freitas imuniza quilombolas e amplia vacinação para idosos com 69 anos ou mais nesta terça (23)

Lauro de Freitas imuniza quilombolas e amplia vacinação para idosos com 69 anos ou mais nesta terça (23)

Quilombolas do Quingoma, em Lauro de Freitas, receberam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, nesta segunda-feira (22). A Secretária Municipal de Saúde (SESA) iniciou a proteção dos moradores do quilombo com 20% do terceiro lote da vacina AstraZeneca recebido no sábado. Francisca Conceição Nascimento, de 50 anos, foi a primeira quilombola vacinada entre os 46 moradores da comunidade que receberam a 1º dose hoje.  

Nesta terça-feira (23), além de dar continuidade a aplicação da 1º dose para quilombolas e pacientes renais crônicos, o município abre a vacinação para idosos com 69 anos ou mais, nascidos até 30 de junho de 1951, e profissionais de saúde autônomos, especificamente médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e odontólogos. A vacinação continua nos drives localizados na Quadra da Escola 2 de Julho (Itinga), Praça de Portão ou Ginásio de Esportes do Aracui (Centro), das 8h às 16h.

Trabalhadores autônomos da saúde devem apresentar RG e documento que comprove sua atuação na área (imposto de renda, pagamento do ISS ou registro como Microempreendedor Individual (MEI). Idosos acamados devem agendar a sua vacinação pelo telefone 3369-9922.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira, 318 doses da vacina AstraZeneca foram reservadas, neste momento, para a comunidade quilombola. “O Plano Municipal de Vacinação está seguindo a prioridade determinada pelo Ministério de Saúde. Para dar início a essa imunização, entramos em contato com a Associação Quilombola Kingongo do Quilombo Kingoma que nos forneceu uma lista com a relação de 543 famílias, com base no cadastro do INCRA “, disse.

Ainda de acordo com César, a média estimada do público quilombola acima de 18 anos que deverá ser vacinado varia entre 1.500 a 2 mil pessoas. “A determinação é que todos os quilombolas sejam vacinados. Mas como a quantidade de vacinas recebidas não é suficiente, estabelecemos o critério de iniciar com idosos acima de 60 e aqueles com comorbidades, até que novas doses cheguem ao nosso município”, completou.

O quilombo, localizado no bairro de Quingoma, é uma antiga zona de engenho do Recôncavo baiano que fica localizada a três km do Centro de Lauro de Freitas. A comunidade se divide em duas partes: Quingoma de Dentro e Quingoma de Fora. Os moradores da comunidade mantêm o cultivo de subsistência na agricultura familiar e preservam sua cultura através do samba de roda, além de terreiros de candomblé que contribuem para manter parte de suas tradições.

O primeiro dia de vacinação de quilombolas foi acompanhado por Clóvis Silva, secretário Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade (SEPADHIR) e pelo defensor público Gilmar Bittencourt.

 

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde