Prefeitura instala barreira sanitária em Itinga e 37 pessoas testam positivo para a COVID-19

 Prefeitura instala barreira sanitária em Itinga e 37 pessoas testam positivo para a COVID-19

A Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas instalou, nesta terça-feira (23), uma barreira sanitária no Conjunto Habitacional Parque Santa Rita, em Itinga. Dos 205 testes rápidos aplicados, 37 deram resultado positivo para a Covid 19. A ação foi realizada para identificar as pessoas assintomáticas e/ou com sintomas leves e tratar a doença para evitar agravamento dos sintomas e alta procura nas unidades de saúde.

Foi disponibilizado para a comunidade o Teste Rápido de Anticorpos com o resultado em 15 minutos. Além do teste a população teve à disposição atendimento com uma equipe formada por médico, assistente social e psicólogo. Os pacientes que testaram positivo foram imediatamente encaminhados para atendimento médico para orientações de isolamento e tratamento.

Com falta de ar, dores no corpo e dor de cabeça, a jovem Jamile dos Santos esperava ansiosa pelo resultado do seu exame. Enquanto aguardava foi encaminhada para acolhimento com assistente social para em seguida passar pelo atendimento médico. Já Janete Ribeiro foi fazer o teste apenas por “desencargo de consciência”.

“Tive contato com uma pessoa infectada e sou hipertensa e diabética. Não estou sentindo nada, mas é melhor tirar logo a dúvida do que ficar preocupada sem saber qual é a situação”, declarou. O bairro de Itinga foi escolhido para implantação da barreira por registrar alto índice de pessoas contaminadas. Já foram 3.590 casos confirmados na localidade.

A ação pode ser ampliada para outros bairros, conforme explicou o secretário de Saúde, Augusto César. “Nosso objetivo aqui é fazer a busca ativa na comunidade para que possamos intensificar as recomendações de distanciamento e isolamento social, além de tratar esses pacientes para que não cheguem ao estado grave da doença”, explicou. 

Em Lauro de Freitas já foram contabilizados mais de 13 mil casos de COVID-19 e 234 pessoas morreram da doença.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading