Lauro de Freitas recebe equipamento para o tratamento do pé diabético

 Lauro de Freitas recebe equipamento para o tratamento do pé diabético

Lauro de Freitas foi contemplada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com um aparelho Doppler Vascular portátil, mesa fixa e carro de curativos. Na manhã desta sexta-feira (08), a prefeita Moema Gramacho, acompanhada do secretário Municipal de Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro, recebeu das mãos da chefe de gabinete Nelma Carneiro e da assessora especial Petrivone Sampaio, o equipamento que permite diagnóstico de precisão em varizes e artérias das pernas, eficaz para o tratamento de pacientes com pé diabético.

De acordo com a gestora, atualmente o município atende a 3.836 diabéticos que são acompanhados nas Unidades de Saúde da Família (USF). “Os pacientes são atendidos por médicos clínicos, recebem a dispensação de medicações e tiras de glicemia. Nas unidades também aferem regularmente as taxas do açúcar no sangue. Esses equipamentos vão permitir uma atenção melhor ao tratamento do pé diabético melhorando a conduta terapêutica”, frisou.

O doppler vascular utiliza as ondas sonoras para medir e avaliar o fluxo nos vasos sanguíneos, verificando os comprometimentos existentes. “O exame é recomendado para pacientes diabéticos com o objetivo de reduzir o risco vascular do pé diabético, que é uma das complicações mais frequentes da doença e que pode ocasionar feridas crônicas, infecções e até amputações de membros inferiores”, explica Vidigal.

O equipamento para a realização do exame é portátil, de baixo custo e pode ser utilizado de modo repetitivo. Além do dopller, também foi entregue ao município um carro de curativos e uma maca fixa.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

ASCOM/PMLF

08/11/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading