Lockdown em Lauro de Freitas. Apenas serviços essenciais poderão funcionar das 17h de sexta até as 5h de segunda

 Lockdown em Lauro de Freitas. Apenas serviços essenciais poderão funcionar das 17h de sexta até as 5h de segunda

A partir das 17h desta sexta-feira (26) apenas serviços essenciais, a exemplo de unidades de saúde, estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como padarias e supermercados, e farmácias vão poder funcionar em Lauro de Freitas. A medida, que se estende até as 5h da próxima segunda-feira (1) e é válida para todos os municípios da Bahia, segue decreto publicado pelo Governo do Estado em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o governador Rui Costa, as medidas são urgentes e necessárias “A situação está muito próxima do colapso no que diz respeito a quantidade de leitos disponíveis nas unidades de saúde, inclusive na rede privada. Precisamos conter o avanço da contaminação. Apesar de nossos esforços tem crescido o número de pacientes internados e a demanda por vagas em UPAS e hospitais, mesmo com a ampliação de leitos que fizemos e continuamos fazendo.”

A prefeita Moema Gramacho também ressaltou a necessidade de se cumprir as medidas e evitar aglomerações. “Esta nova medida, decidida em diálogo do governo do estado com todos os prefeitos e prefeitas, se faz necessária para evitar as aglomerações e alertar a população para o momento grave que estamos vivendo. Enquanto a vacina está chegando, a conta-gotas, as pessoas só têm uma forma de não se contaminarem, evitar as aglomerações e cumprir todos os protocolos que evitam a proliferação do vírus”.

O que pode e o que não pode funcionar

Postos de combustível, com exceção das lojas de conveniência, também estão autorizados a funcionar. Os serviços de delivery poderão fazer a entrega dos seus produtos até a 00h, desde que os proprietários se responsabilizem pelo deslocamento dos funcionários até suas residências. A comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer tipo de estabelecimento está proibida durante o período de lockdown.

Na sexta-feira, dia em que começam a valer as medidas, as lojas de varejo de rua deverão encerrar suas atividades às 17h, bares e restaurantes às 18h e shoppings e centros comerciais às 20h, devendo permanecer fechados até as 5h de segunda-feira (1). A diferença de horários busca evitar o deslocamento de um grande contingente de pessoas ao mesmo tempo e a consequente aglomeração em transportes públicos.   

Ônibus, metrô, microônibus e vans que realizam o transporte público funcionam normalmente até as 20h30 mesmo durante o período de lockdown. A restrição de circulação noturna de pessoas e automóveis das 20h até as 5h da manhã, instituída por decretos do município e do governo do estado no último dia 19, continua vigorando até o próximo domingo (28).

A vacinação contra COVID-19 de idosos com 84 anos ou mais e de profissionais que atuam na saúde não será interrompida durante a medida.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading